Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pesquisa aponta, 94% de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho


Pesquisa aponta, 94% de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho - Gente de Opinião

Realizada trienalmente, a mais recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 94% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho. Capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa tem o objetivo de acompanhar e estudar ações para a empregabilidade dos ex-alunos dos cursos do SENAI. 

 De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a instituição tem o viés de só montar programas de quaisquer modalidades: qualificação profissional, técnico, aperfeiçoamento ou iniciação, absolutamente sintonizados com o mercado pesquisado entre as indústrias. “Nós do SENAI de Rondônia temos essa sintonia cada vez mais afinada com esse objetivo da pesquisa que é realmente lançar programas com os olhos bem abertos para essas questões das demandas industriais. Isso tem feito com que o nosso DR obtenha resultados expressivos quanto à empregabilidade de egressos”, afirmou. 

“A última pesquisa lançada mostra que nossos alunos do curso técnico estão com uma empregabilidade de mais de 94% e nossos cursos de qualificação profissional estão com uma empregabilidade acima de 85%”, comemorou Coelho. “Isso é extraordinário e mostra que estamos num caminho assertivo e todos os entes que demandam os programas do SENAI, sociedade ou indústria, tem encontrado programas que estão realmente sintonizados com as demandas industriais, com o mercado e, portanto, ao fazer um curso aqui, a empregabilidade é quase 100%”. 

Conforme o gerente, as diretrizes de programação e criação de cursos seguem também os resultados dessa pesquisa. “Esses programas não são feitos de gabinete. Há muitas décadas já acontece, os programas são montados com a participação de empresários, da academia, dos profissionais do SENAI, dos sindicatos e outros órgãos, formadores de opinião e também sintonizados com a questão voltada para o mercado e suas demandas. 

“Um aluno que faz um curso no SENAI Rondônia, seja de qualificação profissional ou técnico, ele está adquirindo um perfil de saída igualzinho ao aluno que faz um curso em São Paulo ou em qualquer uma outra unidade federativa”, pontuou Coelho. “Essa pesquisa é fundamental, porque confirma a qualidade da educação que o SENAI-RO entrega em todas as modalidades, como os programas técnicos e os de qualificação. O nosso DR, cada vez mais se destaca entre os principais DRs, a partir dos melhores resultados no Indicador de Empregabilidade dos cursos em todas as modalidades. Isso significa que todos os cursos ofertados em Rondônia estão com perfil de saída conforme às demandas que as indústrias locais estão precisando”. 

Conforme o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as pesquisas de egressos têm demonstrado, com fatos e dados, os diversos ganhos auferidos para a sociedade, com ascensão econômica das famílias dos ex-alunos e por conseguintes ganhos para as empresas/indústrias com elevação da oferta de profissionais qualificados e mais produtivos.

 “Desta forma, o SENAI prossegue com suas ações inclusivas promovendo oportunidades para uma significativa parcela da população de baixa renda das famílias rondonienses, cuja resultante com evidências objetivas, é a ascensão pessoal e profissional dos participantes dos programas de gratuidade e a melhoria econômica-social de suas famílias”, finalizou Santiago. 

Pesquisa aponta, 94% de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho - Gente de Opinião
Pesquisa aponta, 94% de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho - Gente de Opinião
Pesquisa aponta, 94% de todos que fazem cursos profissionalizantes entram no mercado de trabalho - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)