Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pedagogia da Metropolitana é 'quatro' na avaliação do INEP-MEC


No período de 28/08 a 31/08/2011,o Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana passou pela avaliação externa de reconhecimento, recebendo conceito quatro. As avaliadoras designadas pelo INEP/MEC, foram as ProfessorasDrª Alaíde Japecanga, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS e a Drª Marta Scarpato, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

O processo ocorreu conforme o instrumental de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, obedecendo às três dimensões: organização pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Em vários itens da avaliação o curso de pedagogia teve conceito quatro e cinco, nas três dimensões: matriz e conteúdos curriculares, alfabetização e letramento, estágio supervisionado, experiência do corpo docente, salas de aulas, brinquedoteca, bibliografia e outros.

Para o curso de Pedagogia foi muito importante o conceito quatro. Isso mostra que a condução está no caminho certo. Neste contexto, se consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Faculdade Metropolitana.

O curso é coordenado desde seus início pela ProfªMs. Maria José Ribeiro de Souza, pedagoga, que trabalha com uma equipe qualificada de professores comprometidos com o fazer acadêmico. 

O Curso de Pedagogia foi autorizado em fevereiro de 2009, e logo após iniciou sua primeira turma. Desde esse período, vem recendo a cada semestre recebe novos alunos, tendo hoje seis turmas. Os primeiros concluintes receberão seus diplomas de Pedagogos em dezembro de 2012, já com o curso reconhecido com um excelente conceito.

Ao ser informada do resultado da avaliação, a coordenadora agradeceu aos docentes pelo trabalho desenvolvido e aos acadêmicos por ter acreditado no Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana. “Este é o resultado de um trabalho coletivo, desenvolvido essencialmente com dedicação, competência, compromisso e ética. E concluiu com uma frase de Paulo Freire: "Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".

Fonte: Sergio Mello

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)