Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Pedagoga dá 10 dicas para aproveitar melhor os estudos


Neste período de retorno às atividades escolares, a maioria dos alunos chega ansiosa para rever amigos e professores. Neste processo, é importante os pais ajudarem seus filhos a se organizar e aproveitar bem a estrutura da escola, visando um melhor aprendizado. A pedagoga Francisca Paris, mestra em Educação e diretora de serviços educacionais da Editora Saraiva, elenca dez dicas práticas sobre o tema.

– Comunicar regras claras – É preciso ensinar as crianças a viver cada momento intensamente, fazendo-os compreender que a vida é feita de ciclos em que ora se estuda, ora se descansa. Com a volta às aulas, eles devem saber que acabou o espírito das férias.

– Manter uma agenda para registrar atividades e horários – Não podemos confiar na memória! Quando se tem uma organização e se sabe o dia certo para entregar cada trabalho, o aluno se dedica na ordem certa, de acordo com as datas. Também evita deixar de cumprir as atividades e esquecer os materiais para a aula do dia seguinte, que devem ser arrumados no dia anterior, não a cinco minutos de sair de casa.

– Cumprir horário escolar – A criança tem que estar na escola no mínimo 10 minutos antes do início da aula. Quem chega atrasado perde importantes partes, como a explicação inicial de como será a atividade do dia e quais materiais serão usados. Um atraso de 15 minutos pode não parecer nada, mas faz com que ela chegue atrapalhada.

– Ter vários materiais de consulta – Claro que a internet tem tudo, mas há outras opções de pesquisa, como arquivos de fotografia, periódicos e enciclopédias. O importante é saber consultar. O “Ctrl C + Ctrl V” é a primeira pesquisa, mas depois é preciso analisar esse conteúdo e escrever sobre ele com suas próprias palavras.

– Estudar todos os dias – Estudar às vésperas de uma prova é péssimo, porque se conta somente com a memória e não se aprende de fato. Estudar diariamente é o ideal, porque aprende-se um pouco por dia.

– Questionar, sempre – Aluno bom é aquele que tem dúvidas. Escola é o lugar de perguntar, então temos que fortalecer o “Não entendeu? Pergunta!”. Não existe questão imbecil, o aluno pode perguntar qualquer coisa.

– Manter um espaço em casa para o estudo – As crianças e jovens de hoje são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, mas estudar exige concentração e dedicação. O corpo tem que parar! Esse lugar não precisa ser luxuoso, basta ter uma cadeira e uma mesa para ele e um horário reservado para o estudo, sem ser incomodado. É importante o hábito de se reservar um tempo para isso – meia hora por dia, por exemplo –, sem sacrifícios, porque deixar para adquiri-lo na adolescência é muito mais penoso.

– Obter a progressão do aluno – O objetivo da escola é a aprendizagem, o crescimento em relação a ele mesmo, sem comparações com o restante da classe. Cada criança é única, assim como seu desenvolvimento. A escola tem que ser significativa e não utilitária, já que serve para nos ensinar o que a humanidade construiu.

– Deixar as crianças com tempo livre – Elas não podem ser submetidas a uma rotina rígida. Os pais passam sua ansiedade para a criança, então temos casos de pequenos hipertensos e estressados porque estão com a agenda sobrecarregada. Não precisamos ser 8 ou 80, mas temos que parar com essa ideia obsessiva de preparação e recuperar o brincar. Infelizmente muitas crianças só conhecem o mundo pela televisão e pela internet.

– Estreitar relações com os filhos – Os pais devem perguntar a eles como foi o dia, o que teve de bom e o que não ficou claro no que aprenderam, e participar das atividades da escola. Mesmo que não possam ajudá-los, farão parte da vida deles. O mesmo vale para pequenos sinais de bullying, que crianças e adolescentes muitas vezes não falam espontaneamente, mas acabam revelando-os quando são questionados.
 

Sobre o Grupo Saraiva

O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de seis mil funcionários e que em 2014 celebra seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de seus Negócios Editoriais e Varejo. O Grupo é referência na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito, onde é líder de mercado. Suas soluções educacionais incorporam tecnologias inovadoras, tais como, aprendizagem adaptativa, biblioteca digital por assinatura, plataformas de jogos, fornecendo também conteúdo diferenciado para o ensino à distância. Com 114 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e multicanal, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, tecnologia, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe