Quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 13h02
Durante audiência ontem (18) a tarde com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) pediu um estudo por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de realinhar valores de convênios do ProInfância, programa de construção de creches e escolas para educação infantil.
Segundo relato feito ao ministro, muitas prefeituras estão com dificuldade de concluir obras em execução em razão da dificuldade orçamentária. “Os prefeitos são obrigados a utilizar recursos próprios, além da contrapartida, porque os recursos federais não são suficientes. E muitas prefeituras não têm condição de fazer isso”, registrou.
O deputado anexou ao ofício entregue ao ministro documentos das prefeituras de Guajará-Mirim, Nova Brasilândia e Cacoal mostrando o comprometimento de seu orçamento municipal com as obras do ProInfância.
O encontro com o ministro, a pedido do deputado, teve ainda a presença do senador Ivo Cassol; deputados Carlos Magno (PP); Mauro Nazif (PSB); Marinha Raupp (PMDB); Nilton Capixaba (PTB) e Marcos Rogério (PDT). Todos eles hipotecaram apoio ao pedido do deputado Padre Ton.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, disse ao deputado que reconhece o problema, já identificado também a partir de reivindicação de prefeituras do Acre e que o estudo será feito.
“Queremos com isso permitir que os municípios possam iniciar e terminar as obras sem comprometimento de seus orçamentos, dada as dificuldades em que se encontram os municípios brasileiros”, diz documento entregue pelo deputado.
O ministro Aloízio Mercadante disse que está à disposição do deputado e da bancada de Rondônia para contribuir com a educação de Rondônia, e que o ministério fará todo o empenho para oferecer solução aos problemas apresentados.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil
O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)