Quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 13h02
Durante audiência ontem (18) a tarde com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) pediu um estudo por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de realinhar valores de convênios do ProInfância, programa de construção de creches e escolas para educação infantil.
Segundo relato feito ao ministro, muitas prefeituras estão com dificuldade de concluir obras em execução em razão da dificuldade orçamentária. “Os prefeitos são obrigados a utilizar recursos próprios, além da contrapartida, porque os recursos federais não são suficientes. E muitas prefeituras não têm condição de fazer isso”, registrou.
O deputado anexou ao ofício entregue ao ministro documentos das prefeituras de Guajará-Mirim, Nova Brasilândia e Cacoal mostrando o comprometimento de seu orçamento municipal com as obras do ProInfância.
O encontro com o ministro, a pedido do deputado, teve ainda a presença do senador Ivo Cassol; deputados Carlos Magno (PP); Mauro Nazif (PSB); Marinha Raupp (PMDB); Nilton Capixaba (PTB) e Marcos Rogério (PDT). Todos eles hipotecaram apoio ao pedido do deputado Padre Ton.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, disse ao deputado que reconhece o problema, já identificado também a partir de reivindicação de prefeituras do Acre e que o estudo será feito.
“Queremos com isso permitir que os municípios possam iniciar e terminar as obras sem comprometimento de seus orçamentos, dada as dificuldades em que se encontram os municípios brasileiros”, diz documento entregue pelo deputado.
O ministro Aloízio Mercadante disse que está à disposição do deputado e da bancada de Rondônia para contribuir com a educação de Rondônia, e que o ministério fará todo o empenho para oferecer solução aos problemas apresentados.
Fonte: Mara Paraguassu
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual