Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Pe Ton pede a min Educação realinhamento do ProInfância


Durante audiência ontem (18) a tarde com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) pediu um estudo por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de realinhar valores de convênios do ProInfância, programa de construção de creches e escolas para educação infantil.

Segundo relato feito ao ministro, muitas prefeituras estão com dificuldade de concluir obras em execução em razão da dificuldade orçamentária. “Os prefeitos são obrigados a utilizar recursos próprios, além da contrapartida, porque os recursos federais não são suficientes. E muitas prefeituras não têm condição de fazer isso”, registrou.

O deputado anexou ao ofício entregue ao ministro documentos das prefeituras de Guajará-Mirim, Nova Brasilândia e Cacoal mostrando o comprometimento de seu orçamento municipal com as obras do ProInfância.

O encontro com o ministro, a pedido do deputado, teve ainda a presença do senador Ivo Cassol; deputados Carlos Magno (PP); Mauro Nazif (PSB); Marinha Raupp (PMDB); Nilton Capixaba (PTB) e Marcos Rogério (PDT). Todos eles hipotecaram apoio ao pedido do deputado Padre Ton.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, José Carlos Wanderley Dias de Freitas, disse ao deputado que reconhece o problema, já identificado também a partir de reivindicação de prefeituras do Acre e que o estudo será feito.

“Queremos com isso permitir que os municípios possam iniciar e terminar as obras sem comprometimento de seus orçamentos, dada as dificuldades em que se encontram os municípios brasileiros”, diz documento entregue pelo deputado.

O ministro Aloízio Mercadante disse que está à disposição do deputado e da bancada de Rondônia para contribuir com a educação de Rondônia, e que o ministério fará todo o empenho para oferecer solução aos problemas apresentados.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31