Quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 05h24

Uma palestra dinâmica, interessante e com muito conteúdo. Esta foi a definição que os alunos e professores deram para a atividade ontem quarta feira,06, na Escola Rio Branco.
A palestra História de Rondônia, do professor, radialista e historiador Anísio Gorayeb tem cerca de uma hora e meia. Entre uma explicação e outra, o palestrante foi mostrando 75 slides que oportunizaram a interatividade dos quase quatrocentos alunos do Ensino Médio e do Salto, durante a palestra nos períodos da manhã e da tarde.
Os temas passam pela construção da famosa Ferrovia Madeira Mamoré, o surgimento de Porto Velho , (1914), a criação do Território do Guaporé(1943), a mudança para o nome de Rondônia (1956) até a criação do Estado (1981) chegando aos dias de hoje.
O historiador que leva esta atividade à escolas e faculdades há sete anos, conta que não teve muitas dificuldades para reunir o material usado em suas palestras. Nativo de Porto Velho, ele teve a ajuda de muitos amigos e da própria família, que faz parte da construção da história local. Filho de pai Funcionário Público e de mãe Enfermeira, Anísio Gorayeb juntamente com a família dele presenciou muitos fatos ocorridos na capital e no interior do Estado.

O fruto de todas estas vivências, nasceu no ano passado, com o lançamento do livro “Doces Lembranças”, com tiragem de 1000 exemplares. O livro do historiador também foi uma das atrações da palestra. Dois exemplares pela manhã e dois a tarde, foram sorteados entre os alunos participantes.
Um dos alunos, Gabriel Lucena é neto de uma das personagens do livro, uma mulher muito popular na cidade. Maria Marques Santos, conhecida como Maria do Pirralho, foi a primeira mulher a dirigir um carro Jepp em Rondônia. "Fiquei muito feliz quando ele falou da minha avó. Conhecia a história dela contada pela família, mas ouvir narrada por um historiador como o professor Anísio foi emocionante" disse Gabriel.

A professora de História da Escola Rio Banco, Maria de Fátima Galvão fez questão de assistir a palestra. "Nós só temos a agradecer pela contribuição do professor Anísio Gorayeb no aprendizado dos nossos alunos. São atividades como esta que estimulam os questionamentos dos nossos cidadãos em formação e despertam o senso crítico deles" salientou a professora.
"Atividades como esta, que colocam os alunos frente a frente com quem faz parte da construção da história do local em que vivemos é de grande importância para a direção e corpo pedagógico da Escola Rio Branco. Nossos sinceros agradecimentos ao historiador Anísio Gorayeb por mais esta valiosa contribuição", finalizou o diretor Allan Abreu.
Fonte: Escola Rio Branco / Nara Vargas
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)