Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Palestra sobre História de Rondônia com Anísio Gorayeb lota o auditório na Escola Rio Branco


Palestra sobre História de Rondônia com Anísio Gorayeb lota o auditório na Escola Rio Branco - Gente de Opinião

Uma palestra dinâmica, interessante e com muito conteúdo. Esta foi a definição que os alunos e professores deram para a atividade  ontem quarta feira,06, na Escola Rio Branco.

A palestra História de Rondônia, do professor, radialista e historiador Anísio Gorayeb tem cerca de uma hora e meia. Entre uma explicação e outra, o palestrante foi mostrando 75 slides que oportunizaram a interatividade dos quase quatrocentos alunos do Ensino Médio e do Salto, durante a palestra nos períodos da manhã e da tarde.

Os temas passam pela construção da famosa Ferrovia Madeira Mamoré, o surgimento de Porto Velho , (1914), a criação do Território do Guaporé(1943), a mudança para o nome de Rondônia (1956) até a criação do Estado (1981) chegando aos dias de hoje.

O historiador que leva esta atividade à escolas e faculdades há sete anos, conta que não teve muitas dificuldades para reunir o material usado em suas palestras. Nativo de Porto Velho, ele teve a ajuda de muitos amigos e da própria família, que faz parte da construção da história local. Filho de pai Funcionário Público e de mãe Enfermeira, Anísio Gorayeb juntamente com a família dele presenciou muitos fatos ocorridos na capital e no interior do Estado.

Palestra sobre História de Rondônia com Anísio Gorayeb lota o auditório na Escola Rio Branco - Gente de Opinião

O fruto de todas estas vivências, nasceu no ano passado, com o lançamento do livro “Doces Lembranças”, com tiragem de 1000 exemplares. O livro do historiador também foi uma das atrações da palestra. Dois exemplares pela manhã e dois a tarde, foram sorteados entre os alunos participantes.

Um dos alunos, Gabriel Lucena é neto de uma das personagens do livro, uma mulher muito popular na cidade. Maria Marques Santos, conhecida como Maria do Pirralho, foi a primeira mulher a dirigir um carro Jepp em Rondônia. "Fiquei muito feliz quando ele falou da minha avó. Conhecia a história dela contada pela família, mas ouvir narrada por um historiador como o professor Anísio foi emocionante" disse Gabriel.

Gente de Opinião

A professora de História da Escola Rio Banco, Maria de Fátima Galvão fez questão de assistir a palestra. "Nós só temos a agradecer pela contribuição do professor Anísio Gorayeb no aprendizado dos nossos alunos. São atividades como esta que estimulam os questionamentos dos nossos cidadãos em formação e despertam o senso crítico deles" salientou a professora.

"Atividades como esta, que colocam os alunos frente a frente com quem faz parte da construção da história do local em que vivemos é de grande importância para a direção e corpo pedagógico da Escola Rio Branco. Nossos sinceros agradecimentos ao historiador Anísio Gorayeb por mais esta valiosa contribuição", finalizou o diretor Allan Abreu.


Fonte: Escola Rio Branco / Nara Vargas


 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a