Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 07h04
Os profissionais da área da Psicologia comemoram, no próximo dia 27 de agosto, 50 anos da profissão no Brasil. Para marcar a data, a Coordenação do Curso de Psicologia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, programou uma noite de palestra, exposição e música.
O evento será realizado no auditório da FIMCA, a partir das 19h30, e desenvolverá a seguinte programação: Palestra com Magnifica Reitora da UNIR, Drª Maria Berenice Alho Tourinho, convidada especial da noite, sobre a Função Social da Psicologia; exposição dos 50 Anos da Psicologia no Brasil, em parceria com o Conselho de Psicologia e a apresentação da Orquestra de Violão da FIMCA.
A data foi marcada pela regulamentação da profissão pela lei n° 4.119 de 27/08/62, em meio a um cenário político bastante conturbado e marcado por intensas disputas. Esses talvez tenham sido fatores que colaboraram para que a Psicologia se recriasse, enquanto ciência e profissão, em uma época em que o pensamento crítico era crucial para esse processo.
Nesse contexto, o psicólogo tem se feito presente em praticamente todas as áreas de atuação, ultrapassando os limites dos consultórios e clínicas e derrubando de vez o mito de que a Psicologia é restrita apenas às classes mais altas. Está presente nas áreas da saúde, social, escolar, jurídica, organizacional, do esporte, do trânsito, dentre outras, reforçando a premissa de que, na vida de todo brasileiro, de um modo ou de outro, algum dia ele fará uso dos serviços psicológicos.
Fonte: Sérgio Mello
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)