Terça-feira, 25 de março de 2014 - 11h25
O Portal do Aluno, criado pela equipe técnica da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é um novo meio de os responsáveis acompanharem informações escolares de seus filhos. Mais de 200 mil pais devem ser cadastrados no novo sistema neste semestre.
O sistema foi desenvolvido no início de 2013 e esteve em testes com diversas escolas do Estado para efetivar a implantação. Neste ano, as instituições de ensino já podem disponibilizar virtualmente os boletins de notas e a frequência dos alunos para serem consultados através do portal pelos responsáveis.
Para visualizar as informações, os pais precisam ter o CPF cadastrado no sistema no momento da matrícula ou rematrícula do aluno. Após o cadastro, o responsável terá um código de acesso à ferramenta. “É um meio prático dos pais saberem como andam as notas dos filhos e se faltaram ou não à aula”, diz Paulo Eduardo, um dos coordenadores do sistema.
Paulo explica que o sistema é evolutivo, o que poderá agregar, no futuro, novas ferramentas. Uma delas é o envio de e-mails avisando aos pais quando o aluno faltar à aula. “Na hora em que o professor fizer o lançamento de frequência e um aluno tiver faltado, se o pai quiser, será avisado automaticamente sobre a falta”, comenta. A ferramenta está em fase de testes e deverá ser incluída no Portal do Aluno até abril deste ano.
Diário eletrônico
Para o Portal do Aluno ser possível, as equipes administrativas e pedagógicas das escolas estaduais utilizam o Diário Eletrônico para incluir as informações escolares. O sistema foi desenvolvido para ajudar e virtualizar os registros da escola - como dados dos servidores, ficha dos alunos, informações sobre matrículas, entre outros -, consolidando em um único sistema.
“As escolas podem ter o seu banco de dados neste sistema. A chamada escolar deste ano foi realizada nesta ferramenta. O diário eletrônico também um sistema evolutivo e queremos melhorar”, afirma Paulo. A próxima etapa para a equipe técnica da GTI é interligar todos os Conselhos Tutelares no sistema do Diário Eletrônico.
Texto: Halex Frederic / Fotos: Quintela
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)