Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

OAB/RO propõe à Seduc levar cidadania às escolas


Com a visão de que o cidadão precisa conhecer seus direitos para ocupar seu espaço na sociedade, OAB/RO propõe levar esse conhecimento a rede de ensino Fundamental e Médio

A proposta de promover a formação da cidadania aos alunos do Ensino Fundamental e Médio na rede pública do Estado de Rondônia, agora só depende da inclusão de um cronograma com as palestras que deve ser elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Projeto “OAB vai à Escola” foi entregue pessoalmente pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, a Secretária de Educação, Isabel de Fátima Luz no último dia 29.

O projeto tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Estadual 2.788 de 26 de junho de 2012, em que ficou estabelecido a inclusão, nas instituições de ensino da rede pública estadual, de palestras de cidadania com enfoque nas Noções Básicas de Direito do Cidadão Brasileiro. De acordo com a Lei, as palestras devem ser ministradas por advogados indicados pela OAB/RO.

“Nós queremos doar esse serviço gratuitamente à sociedade, para tanto já temos a comissão formada com os membros que se dispões a esse ato voluntário, todos com muita vontade de contribuir. Nossa intenção é atuar nas escolas de Porto Velho a partir do início do ano letivo, para que, no segundo semestre, passemos a ministrar as palestras no interior. No entanto, precisamos que o cronograma seja realizado pela Seduc com a indicação das escolas, dias e horários”, explicou Cavalcante à Secretária.

Presente também na reunião, o advogado Diego de Paiva Vasconcelos, Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e coordenador do projeto pedagógico proposto à Seduc, explicou que entre os principais objetivos está o de contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, na construção da sua personalidade através de atividades que potencializem suas qualidades para a auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

“Além de envolver os alunos, vamos também envolver os pais dos alunos e professores nesse contexto. Pretendemos, por exemplo, elaborar cartilhas indicando soluções e os procedimentos para resolver problemas corriqueiros do dia-a-dia do cidadão, como por exemplo, Direito do Consumidor. Os pais vão saber quando e como procurar seus direitos”, explicou Vasconcelos.

Isabel Luz demonstrou total interesse pelo projeto, parabenizou a OAB pela iniciativa e garantiu que vai apresentá-lo a Gerência de Educação para avaliar a proposta e definir o cronograma. “Para nós essa será uma importante contribuição para a formação do indivíduo, pois hoje nós obervamos muita inação por parte das pessoas que desconhecem seus direitos. Vamos avaliar a proposta e responder com a devida urgência”, pontuou a Secretária.

Conhecer os direitos é fundamental

O Projeto“OAB vai à Escola”, tem a missão de oferecer no ambiente escolar conhecimento nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Ética, com o objetivo de proporcionar condições que levem o educando, gestores escolares, pais e professores a desenvolverem competências e habilidades necessárias à conquista do seu espaço na sociedade e a conscientização dos seus direitos e deveres no exercício pleno da advocacia.

A meta é que a OAB/RO seja reconhecida pela sociedade como uma instituição de referência por oferecer condições e formar cidadãos dentro dos princípios éticos de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação.

O conteúdo programático prevê temas como: Ética, valores e cidadania na escola, a comunicação como espaço de mediação, conceito de trabalho para o Direito do Trabalho, a relação jurídica de emprego, noções de direito do consumidor, publicidade enganosa, publicidade abusiva, entre vários outros temas envolvendo as áreas descritas no projeto.

Para conhecer a íntegra do projeto, basta acessar o site da OAB/RO: www.oab-ro.gov.br

Fonte: Eficaz Comunicação

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a