Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

OAB propõe a Câmara Projeto para cidadania às escolas


O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, esteve na manhã desta sexta-feira (08), em reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho,Vereador Alan Queiroz, para oficializar a entrega do texto do projeto de lei que institui a inserção, no conteúdo programático das escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública municipal, de noções básicas de cidadania e direito do cidadão. OAB propõe a Câmara Projeto para cidadania às escolas - Gente de Opinião

Elaborada pela Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária da OAB/RO, a proposta é que o conteúdo seja desenvolvido por meio de palestras de cidadania, explica o Presidente da Comissão, Marcos Aurélio Alves, também presente à reunião.

Ao receber o projeto, o vereador Alan Queiroz reconheceu a importância do tema e parabenizou a OAB/RO pela iniciativa. “Hoje mesmo vou encaminhar o projeto para análise da Comissão competente. Achamos a proposta importante para promover a formação do cidadão, para que estes conheçam desde cedo os seus direitos e deveres, portanto daremos a celeridade necessária na tramitação da proposta”, salientou.

Andrey Cavalcante agradeceu a forma como Alan Queiroz recebeu o projeto e o interesse prontamente manifestado pelo Presidente da Câmara. “Confiamos que o Presidente desta Casa, envidará todos os esforços para que tenhamos esse projeto transformado em Lei o quanto antes, para então darmos início as nossas atividades, a exemplo do projeto que já está sendo executado pela OAB/RO em parceria com o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação”.

Sobre o Projeto de Lei

O projeto prevê que as palestras devem ser ministradas por advogados, com formação específica em Metodologia do Ensino, todos indicados pela OAB/RO, sendo uma atividade estritamente de doação voluntária da OAB/RO e dos advogados. A Secretaria Municipal de Educação fará constar nas ementas das instituições de ensino da rede municipal, em seus calendários anuais, os dias que serão ministradas as referidas palestras. Para que não haja incompatibilidade de agenda na execução das palestras nas escolas os diretores e coordenadores pedagógicos coordenarão a execução do calendário dos eventos e os professores acompanharão a execução das palestras em sala da aula.

Ainda de acordo com o projeto, os dias de realização das palestras serão computados como dias letivos. As disciplinas a serem ministradas nas palestras serão exclusivamente de Noções Básicas de Cidadania e Direito do Cidadão, não podendo os palestrantes alterar ou modificar o conteúdo.

Fonte: Eficaz

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho

Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas

No Coração da Amazônia, o governo de Rondônia mantém um serviço robusto de transporte escolar fluvial para estudantes matriculados nas redes Estadual

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores

O Dia dos Professores foi celebrado com emoção, alegria e gratidão na Escola Barão do Solimões em Porto Velho-Ro, uma instituição que, ao longo dos

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)