Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR


O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR - Gente de Opinião

No dia 22 de março de 2019 (sexta-feira) às 8h, no Auditório Milton Santos/CEGEA/UNIR, Bloco 1T, do Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR) dará início ao cerimonial de defesa da primeira tese de Doutorado em Geografia da região Norte, quando na ocasião o discente Luciano Laurindo dos Santos apresentará a tese intitulada “Territorialidades Transfronteiriças de Poder no Bico do Papagaio: Pará, Tocantins e Maranhão, na temporalidade de 1970 a 2016”.

A tese, orientada pelo professor doutor Mauro José Ferreira Cury, versa sobre o estudo das territorialidades na mesorregião do Bico do Papagaio, área transfronteiriça entre Maranhão, Tocantins e Pará, composta por 66 municípios, sendo 25 no norte de Tocantins, 25 no sul e sudeste do Pará e 16 no sudoeste do Maranhão. O objetivo geral é identificar as territorialidades de poder; e os específicos são: Analisar as abordagens da ciência geográfica pertinentes a território e territorialidade; Historicizar as relações de poder nas esferas socioambiental, política e econômica; Inter-relacionar os conflitos na temporalidade de 1970 a 2016 e as possíveis territorialidades de domínio, as estratégias de poder coletivas dos quilombolas e sem-terras.

A tese propõe comprovar as territorialidades transfronteiriças de poder, em vista que as redes dos movimentos sociais estabelecem uma mesorregião e extrapolam seu lugar. Os movimentos sociais pelas redes perpassam o domínio territorial regional e instituições a percebem como um todo geográfico distinto, com uma identidade caracterizada pelas lutas sociais, principalmente após a Guerrilha do Araguaia nos fins de 1974, afirma o doutorando Luciano Laurindo dos Santos.


A banca examinadora será presidida pelo professor doutor Mauro José Ferreira Cury (PPGG-UNIR/UNIOESTE) e composta pelos professores doutores Marcos Aurélio Saquet (UNIOESTE - PR), Milton Augusto Pasquotto Mariani (UFMS), Adnilson de Almeida Silva (PPGG/UNIR), Ricardo Gilson da Costa Silva (PPGG/UNIR) e Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (PPGG/UNIR/Suplente).

Para os Coordenadores do PPGG/UNIR, professores doutores Michel Watanabe e Adnilson de Almeida Silva “a defesa do doutorando Luciano Laurindo é um marco importante para o Programa de Pós-Graduação, visto que trata do primeiro discente a defender um Doutorado em Geografia na região Norte. O PPGG iniciou em 2006 com o Mestrado e formou aproximadamente duas centenas de profissionais, a partir de 2016 passamos a contar com o nível de Doutorado em toda a Amazônia brasileira, sendo o primeiro Programa a conquistar autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese do doutorando reflete o resultado de um intenso trabalho que é muito significativo, pois será defendido com um período inferior a quatro anos, o qual é a recomendação da CAPES para o tempo máximo de defesa”.


O PPGG/UNIR possui nota 4 junto à CAPES, é um curso regular, acadêmico, público, integral e em atividade no Campus José Ribeiro Filho da UNIR, Porto Velho-RO. Possui como Área de Concentração “Ambiente e Território na Pan-Amazônia” e duas Linhas de Pesquisas: Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental – PMG e Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP.

 Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.posgeografia.unir.br.

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a