Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

NOVOS ALUNOS: Semed inicia chamada escolar com mais de 5 mil vagas em Porto Velho


NOVOS ALUNOS: Semed inicia chamada escolar com mais de 5 mil vagas em Porto Velho - Gente de Opinião

Processo é online; confirmação das vagas inicia dia 3 de dezembro


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (19/11), a chamada escolar para cadastramento de novos alunos. O processo é on line, através do site www.portovelho.ro.gov.br. Não é possível fazer através de aparelho celular, somente por meio de computadores.

 

O objetivo é o recenseamento e a matrícula das crianças em idade escolar que encontram-se fora de sala de aula ou de outra rede de ensino, que pretenda estudar nas unidades escolares públicas municipais da zona urbana de Porto Velho.

 

“A chamada escolar é uma medida estabelecida em norma fundamental (Lei 9394/96), necessária para a organização da rede escolar. Tem como propósito, identificar a demanda dos cidadãos que pleiteiam vagas na rede pública de ensino”, informou o secretário da Semed, César Licório.

 

Vale salientar que o cadastro online 2019 não garante a vaga na escola pretendida, nem a efetivação da matrícula. Os dados servirão para estudos e planejamento das ações da Semed, no que se refere à adequação e ampliação nas escolas da Rede Municipal para o atendimento da demanda. De 3 a 7 de dezembro será a confirmação da vaga e respectiva matrícula. Após verificar no site, se houve a contemplação da vaga, o responsável legal deverá comparecer à escola para efetivar a matrícula mediante apresentação de todos documentos solicitados.

 

Para o preenchimento do cadastro online, serão obrigatórios dados contidos na Certidão de Nascimento da criança, RG, CPF, comprovante de residência do responsável. “No sistema pede estado civil, mas não é preciso responder, é porque esse sistema é o mesmo que usamos para a chamada do EJA- Educação de Jovens e Adultos”, explica César Licório.

 

Importante também que os responsáveis saibam que a rede vai matricular as crianças que completarem 2 anos até 31 de março de 2019. “Essa é a nossa primeira demanda, que é a creche II. As de 3 anos até 31 de março de 2019 vão para a Creche III; as que completarem 4 anos até 31 de março de 2019 para o Pré I; as que completarem 5 anos até 31 de março de 2019 para o Pré II; as crianças que completarem 6 anos até 31 de março de 2019 no 1º ano; as que completarem 7 anos até 31 de março de 2019 no 2º ano”, informou Matilde Consuelo, do Departamento de Políticas Educacionais.

 

Através da idade informada (pelo ano de nascimento), o sistema aponta a série para qual o aluno deverá ser encaminhado. Nos casos em que a criança estiver em uma série em desacordo com a faixa etária, os responsáveis precisam ir até a unidade a qual pretende a vaga. O cadastramento será feito na escola e a criança encaminhada para o programa de correção de fluxo.

 

A Semed disponibilizou 61 escolas pólos para os pais que porventura não tiverem acesso à internet para o cadastro. O atendimento nessa segunda-feira foi tranquilo. O cadastramento online evita que os pais ou responsáveis enfrentem filas nas escolas, que não se fazem mais necessário.


Vagas

A rede municipal hoje conta com 44.878 alunos. Foram disponibilizadas para o ano que vem 5.621 vagas, sendo 4.365 para a educação infantil e 1.256 para a educação fundamental. A Prefeitura de Porto Velho possui hoje 81 escolas urbanas, sendo 29 na zona Leste da cidade, 26 na zona Sul, 11 na Oeste e 15 na Norte. Se a criança for contemplada com a vaga e o responsável não comparecer na escola no período de 3 a 7 de dezembro essa vaga será disponibilizada para outra criança que está na lista de espera.

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe