Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 - 10h03

“Eles precisam entender a importância da educação”
Pesquisa recente revela: 60 mil alunos estão matriculados no Ensino Médio em Rondônia, entretanto, 90 mil jovens que deveriam estudar estão fora das salas de aula.
“A escola precisa atrair os alunos!”, desafiou o governador Confúcio Moura em Cacoal, a 500 quilômetros da Capital. Ele próprio mencionou essa pesquisa, durante cerimônia de posse de diretores e vice-diretores de escolas estaduais integrantes das Coordenadorias Regionais de Educação de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.
“Nossos jovens têm achado mais interessante trabalhar, para poderem comprar um celular novo, um tênis, uma roupa, do que estudar para garantir um futuro melhor. Temos que fazê-los entender a importância da educação, atraí-los para dentro das salas de aula, afinal são eles o futuro de Rondônia e da nação”, apelou o governador.
Confúcio alinhou desafios a serem enfrentados. “A administração escolar tem todas as particularidades da gestão pública, porém, diretores não podem perder o foco: o aluno”. Para o governador, o desafio maior de uma escola é ensinar crianças e adolescentes que não queiram aprender. “Por isso, ela deve ser um ambiente agradável, onde o aluno sinta prazer de estar e, assim, render mais”.
Sair da clausura
A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, apelou aos gestores escolares e coordenadores de ensino, no sentido de “guiarem a educação de dentro das escolas”. “Precisamos conhecer a realidade de cada escola e não ficar dentro de nossos gabinetes e salas”, advertiu.
Fátima Gavioli recomendou a diretores e professores que conheçam cada detalhe delas, mantenham-se próximos aos alunos e também dos funcionários, a fim de alcançarem êxito nessas parcerias. Em nome dos diretores e vice-diretores, o diretor da Escola Josino Brito (Cacoal), Evandro Joel, reforçou o compromisso assumido por todos.
“Ser professor está no sangue, no coração. E se estamos aqui é porque acreditamos na educação”, discursou Joel. “Gerir não é fácil, é preciso ter conhecimento da eficiência, da ética e da moralidade. É preciso tratar a todos com respeito, por isso preço que tenhamos três anos de gestão abençoados por Deus”, acrescentou.
Fonte
Texto: Giliane Perin e Redação do Decom
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com foco no desempenho e na confiança dos candidatos, o Vitória Vestibulares e Concursos (Vitória Cursos) intensifica sua preparação para a reta fin

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final
Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)