Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 - 10h03

“Eles precisam entender a importância da educação”
Pesquisa recente revela: 60 mil alunos estão matriculados no Ensino Médio em Rondônia, entretanto, 90 mil jovens que deveriam estudar estão fora das salas de aula.
“A escola precisa atrair os alunos!”, desafiou o governador Confúcio Moura em Cacoal, a 500 quilômetros da Capital. Ele próprio mencionou essa pesquisa, durante cerimônia de posse de diretores e vice-diretores de escolas estaduais integrantes das Coordenadorias Regionais de Educação de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.
“Nossos jovens têm achado mais interessante trabalhar, para poderem comprar um celular novo, um tênis, uma roupa, do que estudar para garantir um futuro melhor. Temos que fazê-los entender a importância da educação, atraí-los para dentro das salas de aula, afinal são eles o futuro de Rondônia e da nação”, apelou o governador.
Confúcio alinhou desafios a serem enfrentados. “A administração escolar tem todas as particularidades da gestão pública, porém, diretores não podem perder o foco: o aluno”. Para o governador, o desafio maior de uma escola é ensinar crianças e adolescentes que não queiram aprender. “Por isso, ela deve ser um ambiente agradável, onde o aluno sinta prazer de estar e, assim, render mais”.
Sair da clausura
A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, apelou aos gestores escolares e coordenadores de ensino, no sentido de “guiarem a educação de dentro das escolas”. “Precisamos conhecer a realidade de cada escola e não ficar dentro de nossos gabinetes e salas”, advertiu.
Fátima Gavioli recomendou a diretores e professores que conheçam cada detalhe delas, mantenham-se próximos aos alunos e também dos funcionários, a fim de alcançarem êxito nessas parcerias. Em nome dos diretores e vice-diretores, o diretor da Escola Josino Brito (Cacoal), Evandro Joel, reforçou o compromisso assumido por todos.
“Ser professor está no sangue, no coração. E se estamos aqui é porque acreditamos na educação”, discursou Joel. “Gerir não é fácil, é preciso ter conhecimento da eficiência, da ética e da moralidade. É preciso tratar a todos com respeito, por isso preço que tenhamos três anos de gestão abençoados por Deus”, acrescentou.
Fonte
Texto: Giliane Perin e Redação do Decom
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
UNIR entra na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)