Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

Novas oportunidades com a Educação incluem a transformação digital

Termo de cooperação técnica viabiliza acesso gratuito a plataforma on line


Novas oportunidades com a Educação incluem a transformação digital - Gente de Opinião

O fórum “O fazer pedagógico na prática docente” foi realizado em Ariquemes nesta semana (16), em uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) do município e o Sebrae em Rondônia, tendo como objetivo capacitar gestores escolares diante dos desafios do ambiente escolar, com foco na aprendizagem dos alunos. Trata-se de mais uma iniciativa em benefício da melhoria da qualidade do ensino público e o Sebrae vem propondo discussões e apresentando ferramentas que contribuam para a melhoria dos índices oficias educacionais em Rondônia. 

Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, “A busca de alternativas viáveis para a Educação tem sido uma vertente de aprimoramento para alunos e professores. O Sebrae entende que é rpeciso encontrar soluções com geração de renda para que os jovens consigam autonomia financeira trabalhando em seus empreendimentos de pequenos negócios. Acesso a conteúdos facilitados pela questão digital devem ser fomentados e, para isso, estamos articulando parcerias para viabilizar esse acesso”, disse ele. 

O Sebrae tem programas como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que capacitam professores nessas práticas de mercado e gestão, com material didático de excelente conteúdo instrucional. A intenção é despertar iniciativas que estão latentes no ser humano, tornando-o mais proativo. O empreendedorismo é um vetor de desenvolvimento, esteja o indivíduo à frente deum pequeno negócio ou até mesmo em uma posição pública. Basta ter atitude empreendedora para fazer movimentar a roda do desenvolvimento. 

Na sequência de suas atividades do evento em Ariquemes, a equipe de analistas do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) e a Semed, trouxe o gestor escolar Francisco Cleber Rodrigues da Silva, de Sobral no Ceará, município que tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil compartilhando experiências de sucesso na aprendizagem naquele município. Cleber abordou como o empreendedorismo contribui para o processo de aprendizagem, uma vez que as características do empreendedor se alinham com o conceito de educação integral, levando em consideração todos os aspectos da pessoa: o cognitivo, psicológico e social. Todos os participantes puderam conhecer melhores formas de tornar o ensino mais atraente para aqueles que precisam aprender. 

E para não perder a rota do empreendedorismo o evento trouxe também Alysson Marcelo de Campos, idealizador da plataforma de ensino online Sala do Saber, que disponibiliza conteúdos para reforço, e cujo objetivo é propiciar educação online de qualidade aos cidadãos brasileiros a fim de colaborar para que se desenvolvam nas diversas áreas de sua formação: pessoal, social, moral, psicológica. Alysson apresentou a proposta da ferramenta aos participantes sendo que na oportunidade foi assinado um termo de cooperação técnica entre Sebrae em Rondônia, Sala do Saber, Amazon Web Services – AWS e a União de Dirigentes Municipais de Educação – Undime/RO. 

A partir desta iniciativa, a Sala do Saber irá disponibilizar gratuitamente conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública de ensino. Para isso, o Sebrae e a Undime/RO estarão encarregados de promover a adesão das redes de ensino interessadas no projeto. Esses conteúdos irão ajudar no reforço escolar desses alunos e ajudar a prepará-los para provas como o Enem e a Prova Saeb, que resulta nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. 

Foi um dia inteiro de muito aprendizado e conhecimento de iniciativas inéditas. Ao final das apresentações foi assinado o termo de cooperação entre Sebrae, município e a Sala do Saber. Certamente Ariquemes terá um futuro mais promissor quanto às expectativas de Desenvolvimento pela Educação.

Novas oportunidades com a Educação incluem a transformação digital - Gente de Opinião

Mais Sobre Educação

Rondônia: Seduc prorroga suspensão das aulas na rede estadual por mais 15 dias para prevenção ao coronavírus

Rondônia: Seduc prorroga suspensão das aulas na rede estadual por mais 15 dias para prevenção ao coronavírus

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) visando a prevenção do contágio e a proliferação do Coronavírus (Covid-19) no sistema educa

Plataforma do Sebrae disponibiliza cursos gratuitos

Plataforma do Sebrae disponibiliza cursos gratuitos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) possui uma plataforma on line em que são disponibilizados centenas de cursos gra

Programa de Residência Médica em Medicina de família e comunidade

Programa de Residência Médica em Medicina de família e comunidade

O Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA abre inscrições para programa de Residência Médica em Medicina de família e comunidade. A Residênci

Vereadora Cristiane Lopes fiscaliza Escola São Luiz Gonzaga na zona Leste da Capital

Vereadora Cristiane Lopes fiscaliza Escola São Luiz Gonzaga na zona Leste da Capital

Após fiscalização no bairro Maringá, zona Leste da Capital, mães de alunos solicitaram que a vereadora Cristiane Lopes (PP) fosse até a Escola Mun