Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Nota Oficial: Ocupação nos campi do IFRO


 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem a público informar que considera legítima a mobilização realizada pelos alunos contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, e a reforma do Ensino Médio, através da Medida Provisória 746.

 A gestão do IFRO está dialogando com os estudantes para que as ações de manifesto sejam realizadas sem prejuízos ao patrimônio público e de forma pacífica, a fim de manter as atividades em funcionamento em todas as unidades.

Atualmente os campi Vilhena e Colorado do Oeste estão ocupados por alunos e as aulas, em Colorado do Oeste, estão paralisadas, desde o dia 11 de outubro, com o funcionamento normal do setor administrativo e produtivo. Em Vilhena após assembleia geral com a classe estudantil, a unidade foi ocupada na manhã de quarta-feira (20) e as aulas estão paralisadas.

Campus Ji-Paraná, ocupado na quinta-feira (13), foi desocupado quatro dias depois, dando continuidade às mobilizações dos estudantes, com passeatas nas principais avenidas do município e conversas com a comunidade externa, sobre a PEC 241.

Orçamento para 2017

Caso aprovada, a PEC 241 reduzirá o orçamento do IFRO e de toda a educação nos próximos anos, uma vez que congelará o orçamento público. Segundo a gestão administrativa do instituto, considerando o crescimento da instituição, ampliação do número de vagas e oferta de novos cursos, o orçamento 2017 deveria ser 41,67% maior do que em 2016. No entanto, o orçamento aprovado pelo MEC em 31 de agosto deste ano foi reduzido em 14,32%, o que equivale a R$ 6.042.905,99.

Diante da perspectiva, este índice dificultará a realização das ações que o IFRO vem desenvolvendo para o crescimento educacional no Estado de Rondônia. Além disso, investimentos na aquisição de equipamentos, manutenção e ampliação de infraestrutura ficam comprometidos, assim como os recursos financeiros destinados à assistência estudantil, visto a redução do orçamento para o próximo ano. (Fonte: IFRO)

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a