Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Nilton Capixaba participa de reunião na UNIR


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da bancada federal, participou na última segunda-feira, 04, de uma reunião na Reitoria da UNIR, com a participação da magnífica reitora Maria Berenice Alho da Costa e seus assessores para tratar de diversos assuntos ligados ao Campus universitário, dentre eles: o Orçamento da Universidade, Emendas de bancada de 2015, Projetos prioritários para a Unir, Questão de pessoal e ainda a PEC 443, que contou com a participação dos procuradores da Advocacia Geral da União (AGU).

Nilton Capixaba disse que a Universidade Federal de Rondônia está precisando urgentemente da liberação dos recursos assegurados ao Orçamento Geral da União para a construção de laboratórios e restaurantes em diversos municípios do estado, objetivando atender aos estudantes que dependem desse serviço.

“Foram assegurados para a nossa UNIR, cerca de R$ 20 milhões de reais, já liberados, faltando apenas o pagamento. Vamos marcar uma audiência com o ministro da Educação para que esse pagamento seja feito o mais rápido possível”, frisou.

Na oportunidade, Nilton Capixaba ouviu da magnífica reitora, a proposta de implantação do Instituto de Genética Humana- IGH que tem o propósito de desenvolver ações para melhorar o acesso dos pacientes afetados por doenças genéticas, e de seus familiares, aos meios de diagnóstico, tratamento e prevenção que estão atualmente disponíveis.

O parlamentar disse que vai se esforçar no sentido de ajudar a Universidade a implantar esse importante projeto, porque entende que os pacientes e seus familiares, na verdade, perambulam pelos serviços médicos sem chegar ao diagnóstico das muitas síndromes genéticas.

“Temos a obrigação, como parlamentar, de ajudar a nossa universidade, berço da produção científica e compromisso com o conhecimento que gerará frutos em prol da sociedade”, finalizou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou na noit

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

O ensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lança

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026

Os candidatos e candidatas que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir desta segunda-feira (

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)