Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Municípios da região central recebem homenagem do Sebrae

Avanço na educação empreendedora no ensino fundamental foi reconhecido


Municípios da região central recebem homenagem do Sebrae - Gente de Opinião

Em evento realizado nesta semana (22) em Ji-Paraná, o Sebrae em Rondônia prestou homenagem aos municípios e entidades que aderiram e apoiaram os projetos de educação empreendedora para os alunos do ensino fundamental. Os gestores públicos municipais que estabeleceram parceria para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), em que conteúdos de educação empreendedora são oferecidos para os alunos do ensino médio foram agraciados com um certificado de participação.

 

Outra iniciativa rendeu homenagens: os municípios que também se empenharam junto ao projeto Educação para o Futuro, onde, em parceira com o Instituto Sicoob e diversas entidades, foram produzidas e distribuídas apostilas de reforço escolar, com conteúdos de português, matemática, empreendedorismo, educação financeira e cooperativismo. O objetivo é contribuir para ampliar os índices oficiais dos municípios, notadamente, no que se refere ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Para o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, é um momento de estimular para em 2020 as ações se ampliem: “Desta vez estamos aqui reconhecendo o esforço e empenho destes municípios em prol de elevarmos os índices oficiais de educação nos municípios participantes das ações. Concluir 2019 com milhares de alunos beneficiados já é uma vitória e tanto. Destaco as parcerias fundamentais para a execução dos projetos, na pessoa do Dr Altair Schramm, presidente do Instituto Sicoob, que veio nos prestigiar neste evento. ”, concluiu, após apresentar um ranking com os índices oficias da educação no estado aos presentes.

 

O Instituto Sicoob, o Sicoob Norte e a Undime /RO (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação) receberam homenagens pelo grande apoio na realização das ações, além dos municípios de Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Jorge Teixeira, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, Alvorada  do Oeste e Presidente Médici que também receberam certificados pelo empenho e participação nos projetos.

 

Na ocasião foi assinado também do protocolo de intenções para levar a educação empreendedora a 100% dos alunos desses municípios agraciados com a homenagem.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)