Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Município de Porto Velho adquiriu frota de 160 veículos para transportar diariamente mais de 6.300 alunos

Não basta apenas a oferta do ensino gratuito, é necessário assegurar o acesso e a permanência da criança na escola


Município de Porto Velho adquiriu frota de 160 veículos para transportar diariamente mais de 6.300 alunos - Gente de Opinião

A Constituição Federal de 1988 diz que o estudante de escola pública tem o direito ao transporte escolar. A Lei nº 9.394/96, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reforça que o Estado/Município deve garantir material didático, alimentação, assistência à saúde e transporte. A atual gestão da Prefeitura de Porto Velho está seguindo essas diretrizes à risca ao implantar o programa “Caminho Certo”.

A Prefeitura de Porto Velho investiu cerca de R$ 33 milhões, quando foram comprados 146 ônibus com recursos próprios, e 10 ônibus com emenda parlamentar no valor de R$ 3,5 milhões, e ainda mais quatro ônibus cedidos pelo estado, totalizando uma frota de 160 novos ônibus – a maior frota própria do país – que diariamente percorrem mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes em 178 rotas/itinerários, contemplando 56 escolas. Foi assim que o executivo municipal enfrentou e resolveu o problema da escassez de transporte escolar. E pensando na segurança dos estudantes, contratou e treinou motoristas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Prefeitura garante o direito de ir e vir dos discentesPrefeitura garante o direito de ir e vir dos discentes

O transporte escolar atende 27 Conselhos Escolares compostos por 56 escolas, sendo: 36 escolas municipais e 20 escolas estaduais. As escolas estaduais são atendidas pelo município através de convênio com o Governo do Estado (Programa Ir e Vir).

Além da zona rural do distrito sede, o programa “Caminho Certo” atende aos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além do Assentamento Joana Darc, Reassentamento Santa Rita e Vila da Penha.

No ponto de vista do prefeito Hildon Chaves, a decisão foi acertada. Antes, este serviço era prestado por uma empresa terceirizada, no entanto, por não atender a contento, a melhor opção foi contar com veículos próprios e contratar profissionais. Desta forma, a Prefeitura conseguiu garantir o direito de ir e vir dos discentes, evitar faltas e a evasão escolar.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)