Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MP obtém da Seduc compromisso de conclusão de escolas e contratação de professores para Machadinho


MP obtém da Seduc compromisso de conclusão de escolas e contratação de professores  para Machadinho - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia realizou reunião com dirigentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para discutir as necessidades e demandas dos Municípios de Machadinho do Oeste e Vale do Anari com relação aos serviços da pasta. Como resultado do encontro, o MP obteve o compromisso formal da Secretaria de enviar pelo menos 52 salas móveis para a cidade, concluir escolas e contratar professores para a região.

Ocorrida no último dia 17, a reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, tendo a presença do Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu; do prefeito de Machadinho, Eliomar Patrício; e de representantes da Secretaria Municipal e Coordenadoria Regional de Educação.

Entre os assuntos abordados estiveram a necessidade de salas móveis, de professores e de mobiliário para as unidades de ensino da região. Também foram discutidas as construções de uma escola no distrito Estrela Azul e de salas de aula na área rural.

Com relação à necessidade de novas salas, o Secretário Suamy Vivecananda  se comprometeu a encaminhar para Machadinho do Oeste pelo menos 52 salas móveis, a serem utilizadas para os novos alunos e professores, com refeitório, banheiros e sala de orientação.

Quanto aos professores e técnicos, informou que fará um processo seletivo emergencial para contratação. No tocante ao mobiliário, o Secretário afirmou que está sendo feito levantamento dos materiais disponíveis e possíveis aquisições para atendimento da demanda estadual.

No que se refere à escola estadual no distrito de Estrela Azul,  foi explanado ter sido dada ordem de serviço à empresa vencedora do certame licitatório para que inicie as obras nos próximos 15 dias.

Sobre as salas nas escolas rurais que estavam em construção, Suamy Vivecananda  disse que as obras foram concluídas, exceto da Escola João Paulo II, e que as salas prontas serão entregues no dia 25 de fevereiro deste ano.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas até sexta-feira, 12

Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas até sexta-feira, 12

Prazo de inscrição para o Enem 2026 é prorrogado até sexta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesqu

Projeto de Extensão da FCR Leva Orientação sobre Regularização Fundiária (REURB) à Comunidade em Porto Velho

Projeto de Extensão da FCR Leva Orientação sobre Regularização Fundiária (REURB) à Comunidade em Porto Velho

O sonho da casa própria muitas vezes esbarra na falta de documentação adequada, um problema que afeta milhões de brasileiros. Em Porto Velho, um pas

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

A transformação tecnológica tem alterado profundamente as relações de trabalho em todo o mundo. A cada avanço da inteligência artificial e da automa

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)