Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MP obtém da Seduc compromisso de conclusão de escolas e contratação de professores para Machadinho


MP obtém da Seduc compromisso de conclusão de escolas e contratação de professores  para Machadinho - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia realizou reunião com dirigentes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para discutir as necessidades e demandas dos Municípios de Machadinho do Oeste e Vale do Anari com relação aos serviços da pasta. Como resultado do encontro, o MP obteve o compromisso formal da Secretaria de enviar pelo menos 52 salas móveis para a cidade, concluir escolas e contratar professores para a região.

Ocorrida no último dia 17, a reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, tendo a presença do Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu; do prefeito de Machadinho, Eliomar Patrício; e de representantes da Secretaria Municipal e Coordenadoria Regional de Educação.

Entre os assuntos abordados estiveram a necessidade de salas móveis, de professores e de mobiliário para as unidades de ensino da região. Também foram discutidas as construções de uma escola no distrito Estrela Azul e de salas de aula na área rural.

Com relação à necessidade de novas salas, o Secretário Suamy Vivecananda  se comprometeu a encaminhar para Machadinho do Oeste pelo menos 52 salas móveis, a serem utilizadas para os novos alunos e professores, com refeitório, banheiros e sala de orientação.

Quanto aos professores e técnicos, informou que fará um processo seletivo emergencial para contratação. No tocante ao mobiliário, o Secretário afirmou que está sendo feito levantamento dos materiais disponíveis e possíveis aquisições para atendimento da demanda estadual.

No que se refere à escola estadual no distrito de Estrela Azul,  foi explanado ter sido dada ordem de serviço à empresa vencedora do certame licitatório para que inicie as obras nos próximos 15 dias.

Sobre as salas nas escolas rurais que estavam em construção, Suamy Vivecananda  disse que as obras foram concluídas, exceto da Escola João Paulo II, e que as salas prontas serão entregues no dia 25 de fevereiro deste ano.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)