Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Movimento Rondônia Pela Educação em Rolim de Moura, Vale do Paraíso e Rio Crespo

Preparação para prova do Ideb também em Vale do Anari, Ouro Preto e Alta Floresta


Movimento Rondônia Pela Educação em Rolim de Moura, Vale do Paraíso e Rio Crespo - Gente de Opinião

O Movimento Rondônia pela Educação conseguiu adesão no município de Castanheiras. A secretária municipal de educação Eliana Ferreira entrou em contato com o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, que agradeceu o interesse e providenciou a distribuição da apostila preparatória e as orientações para a utilização dessa ferramenta. A secretária mobilizou sua equipe pedagógica que criou o projeto De Olho na Prova Brasil na escola Vasco da Gama. Os alunos do 5º ano estão sendo capacitados com o objetivo de serem bem avaliados na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) também conhecida como Prova Brasil. Professores e alunos estão empolgados com o Movimento Rondônia Pela Educação e receberam o apoio do prefeito Alcides Zacarias, que incentiva o empenho de todos para a melhoria da educação.

Nesta quarta-feira (25) o diretor do Sebrae Daniel Pereira está em Rio Crespo e de tarde em Vale do Anari na mobilização para explicar sobre a importância da aplicação das apostilas distribuídas pelo Sebrae e patrocinadas pelo Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob). Sua atenção está voltada a demonstrar para professores, gestores da educação e alunos sobre a importância em melhorar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).

Na mesma dedicação estão as equipes formadas pelo professor Edgar com o representante do Sicoob que estão em Alta Floresta e Rolim de Moura e pelas analistas Rita de Cássia e Cleide Pereira que estão em Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso. O professor Edgar, um dos autores do Movimento Rondônia Pela Educação, tem explicado aos interlocutores sobre a importância do trabalho dos professores que serão multiplicadores do material didático das apostilas.

Na trajetória da caravana, os municípios receberam as equipes com muita satisfação e pretendem se esmerar na organização das atividades preparatórias dos alunos. Ouro Preto do Oeste teve uma entusiasmada recepção às analistas Rita e Cleide, que além de distribuir os conteúdos instrucionais também explicaram sobre as características da prova para avaliação do Ideb. Estiveram presentes as lideranças locais, bem como o prefeito Vagno Gonçalves Barros que prestigiou e agradeceu a iniciativa do Sebrae, também falaram o vereador Jeferson Silva e o presidente geral Valdecir Moura da Costa do Sicoob Ourocred.

Daniel Pereira, com muita confiança na resultante do Movimento, entende que “Além de preparar os alunos para a prova, o Movimento Rondônia Pela Educação pretende buscar formas de melhorar o que precisa ser feito, para que nossos jovens saibam cumprir seus compromissos, porque o comprometimento é o valor humano do empreendedor”. O conteúdo de educação empreendedora incluso na apostila reforça essa premissa, afim de que os alunos adquiram os comportamentos de iniciativa e gestão.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)