Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Ministro da Educação convoca estudantes para o segundo simulado gratuito do Enem



As provas serão liberadas pela plataforma Hora do Enem a partir das 8h deste sábado (25) e poderão ser realizadas até às 20h do dia 3 de julho

Estudantes de todo o país terão mais uma oportunidade de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste sábado (25), às 8h, os alunos poderão acessar o segundo simulado oficial do Hora do Enem. Com 80 questões, a prova seguirá o mesmo formato do Enem. O simulado poderá ser acessado até às 20h do dia 3 de julho, e os estudantes terão até quatro horas seguidas para concluí-lo. O acesso é gratuito.

Qualquer interessado que estiver se preparando para o Enem poderá participar. Basta se cadastrar no site horadoenem.mec.gov.br. Os alunos da rede pública que não tiverem acesso à internet poderão realizar o simulado em sua própria escola, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Além de poder conferir sua nota imediatamente após o término da prova, o estudante também poderá checar se conseguiu atingir a nota de corte do curso ou universidade desejada.

Na expectativa de ampliar o acesso dos estudantes a esse segundo simulado oficial do Enem, o ministro da Educação, Mendonça Filho, decidiu estender o prazo para a realização das provas por nove dias. E os alunos do ensino médio da rede pública que não tiverem acesso particular a internet ainda poderão realizar o simulado em sua própria escola ao longo da próxima semana, de segunda (27/06) a sexta-feira (01/07).

“Convoco todos os jovens do Brasil que estão se preparando para o Enem a participar do segundo simulado, agora em junho. É uma ótima oportunidade para se preparar", destaca o ministro da Educação.

Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido entre os dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% desses alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino. Um deles foi Cleverton Bonfim, aluno do 3º ano da rede pública de Sergipe e candidato ao curso de Medicina. “É a primeira vez que vou fazer o Enem e queria ter uma noção de como é a prova”, contou.

“O simulado foi ótimo para isso, mas o que mais gostei foi a possibilidade de comparar meu resultado com a nota de corte do meu curso. Por conta disso, coloquei como meta melhorar 50 pontos a cada simulado: além da escola, tenho estudado diariamente com o Hora do Enem ‘pra’ chegar lá”, acrescentou o estudante.

Hora do Enem

Realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Hora do Enem oferece aos alunos cadastrados uma plataforma de estudos personalizada. Além de poder testar seus conhecimentos em simulados, os estudantes têm acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas, exercícios comentados por professores e possibilidade de criar um cronograma de estudos on-line.

Desenvolvida pela Geekie Games, a plataforma também está disponível na Google Play para download em smartphones Android. O diretor executivo da Geekie Games, Danilo Bardusco, ressaltou que o simulado, produzido de acordo com especificações do Inep, pode ser acessado gratuitamente por todos os alunos concluintes do ensino médio.

“Todos esses alunos podem acessar e se cadastrar na plataforma Geekie Games, onde eles vão receber um plano de estudos personalizado de maneira gratuita. Outros alunos que não estejam mais cursando o ensino médio, que já concluíram ou que ainda estão no primeiro ou segundo ano, podem usar a parte gratuita, as aulas, podem fazer os simulados. O Hora do Enem também disponibiliza uma série de outros conteúdos, através do portal MECFlix, que foi lançado no mês passado, e um programa diário de TV, na TV Escola”, completou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Egresso da Faculdade Metropolitana de Rondônia é aprovado em duas residências de Cirurgia Cardiovascular e aguarda resultado nacional

Natural de Porto Velho, Jonas Oliveira Costa, de 24 anos, é mais um egresso do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia a conquistar

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)