Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012


Heloisa Cristaldo
Agência Brasil

Brasília – O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram realizadas no último final de semana, dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame será divulgado no dia 28 de dezembro.

A novidade desta edição do Enem é o acesso dos alunos às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, também no site do Inep, entretanto os candidatos não poderão usar o acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. Este ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas localizados em 1.615 municípios do país.

As notas dos candidatos do Enem serão utilizadas como critério de seleção do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) por universidades públicas para ingresso de novos alunos. Atualmente, 95 instituições de ensino superior no país aceitam a nota como critério para o ingresso de alunos.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (6) mudanças nas regras do sistema. Foram regulamentadas regras para que o Sisu se adeque à Lei de Cotas, que estabelece a reserva de 12,5% das vagas oferecidas em 2013 para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentre estes grupos, ainda há o critério conforme a declaração do candidato quanto à sua cor da pele e aos alunos de famílias de baixa renda (menos de 1,5 salário mínimo).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

A transformação tecnológica tem alterado profundamente as relações de trabalho em todo o mundo. A cada avanço da inteligência artificial e da automa

Inscrições de processo seletivo para professor instrutor da educação profissional encerram nesta sexta-feira, 5

Inscrições de processo seletivo para professor instrutor da educação profissional encerram nesta sexta-feira, 5

Professor instrutor que tem interesse em lecionar em cursos profissionalizantes tem até sexta-feira (5), para se inscrever em mais um processo selet

SENAI-RO abre inscrições de cursos gratuitos para a comunidade

SENAI-RO abre inscrições de cursos gratuitos para a comunidade

Mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos foram abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e estão disponíveis pa

O que são os ODS e por que eles estão no centro da OBAdm 2026?

O que são os ODS e por que eles estão no centro da OBAdm 2026?

O que são os ODS, tema da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm)? A sigla representa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)