Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mariana Carvalho, Reitora da FIMCA foi aprovada na Defesa de Tese de Doutorado sobre Doenças Raras e Ultrarraras na Universidade do Porto em Portugal.


Mariana Carvalho, Reitora da FIMCA foi aprovada na Defesa de Tese de Doutorado sobre Doenças Raras e Ultrarraras na Universidade do Porto em Portugal. - Gente de Opinião

A Reitora do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, Doutora Mariana Carvalho, conquistou mais um marco significativo em sua carreira acadêmica. Sua bem-sucedida defesa de Tese de Doutorado em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, sobre "Doenças Raras e Ultrarraras e o Fornecimento de Medicamentos pelo Estado", reflete não apenas sua dedicação incansável à pesquisa, mas também sua capacidade de abordar questões complexas e urgentes dentro do campo da saúde pública.

A Dra. Mariana Carvalho não apenas investigou a complexidade dessas condições, mas também propôs soluções práticas para melhorar o sistema de saúde, instigando um diálogo mais amplo sobre questões bioéticas e a necessidade de uma abordagem equitativa em nosso sistema de saúde. Sua aprovação na defesa de Tese do Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em Portugal, representa não apenas um marco significativo em sua carreira, mas também uma contribuição valiosa para o avanço do conhecimento científico, da Medicina e para o debate sobre saúde pública no Brasil.

Ao propor soluções práticas para melhorar o sistema de saúde, a Dra. Mariana Carvalho instiga uma reflexão sobre a importância de uma abordagem humanitária e equitativa para garantir que a vida de cada indivíduo seja valorizada e protegida. Sua Tese de Doutorado propõe ações para garantir que todos os pacientes, independentemente da raridade de sua condição, recebam tratamentos dignos e adequados.

Ao retornar ao Brasil, a Dra, Mariana Carvalho, traz consigo não apenas um Título de Doutora, mas, também um legado de conhecimento e importância no cenário acadêmico internacional, com impacto positivo no avanço da ciência, da bioética e na transformação de vidas na sociedade em geral.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)