Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mariana Carvalho leva reivindicação do curso de medicina da Unir ao ministro da Educação


  Mariana Carvalho leva reivindicação do curso de medicina da Unir ao ministro da Educação - Gente de Opinião

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO)
foi recebida pelo ministro da Educação Mendonça Filho.

Durante a audiência, a parlamentar apresentou uma reivindicação de acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia.

Ela tratou com o titular do MEC, o caso do curso de medicina da Unir, tendo em vista que desde o início deste ano, as bolsas de preceptores não estão sendo pagas em 17 universidades federais.

Segundo a congressista, a pasta informou que não recebeu documentos de Rondônia exclusivamente sobre esse assunto, porém recepcionou a comissão dos reitores que representa as universidades que não têm hospitais e necessitam dos repasses.

“O MEC não está medindo esforços diante do Ministério da Saúde para cumprir esse compromisso”, garantiu Mariana, ressaltando que caso o ministério da Educação não obtenha sucesso buscará outra solução.

Na avaliação da tucana, é preciso tomar uma providência imediata para resolver esse problema porque em dezessete estados, os estudantes estão sendo prejudicados numa questão fundamental para sua formação.

“Vamos continuar nossa luta em apoio aos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia e dos outros estados que estão nessa situação”, frisou a deputada. Além de se reunir com o ministro Mendonça Filho, ela foi recebida pelo secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone.

Universitários do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram no início da semana, uma manifestação contra o corte de bolsas para preceptores, professores que auxiliam durante o internato.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni

3ª edição Prêmio Educador Transformador

3ª edição Prêmio Educador Transformador

Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior

O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e superior interessados em ingressar no mercado

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)