Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mariana Carvalho cobra mais creches para a região Norte ao ministro da Educação



A deputada Mariana Carvalho (PSDB- RO) aproveitou a presença do ministro da Educação Aluízio Mercadante em audiência pública realizada nesta quarta – feira, 11, na Câmara para pedir mais creches para a região Norte.

“Precisamos da valorização do PróInfância para 2016”, destacou a tucana diante do titular do MEC que compareceu à comissão de Educação da Casa em atendimento a solicitação de deputados do PSDB preocupados com o destino da educação brasileira diante das sucessivas trocas de ministros.

O ProInfância é um programa de assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Tem como objetivo garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, especialmente em regiões metropolitanas, onde são registrados os maiores índices de população nesta faixa etária.

Mariana Carvalho solicitou mais investimentos para o ensino de quem está iniciando a vida escolar, mas também defendeu o Fies, o qual na visão da congressista, representa a porta de entrada dos jovens para o ensino superior.

“Está na hora do governo fazer jus ao seu lema de pátria educadora”, observou a parlamentar que na condição de membro titular da Comissão de Educação, vem cobrando com veemência melhorias nos programas educacionais.

O colegiado já aprovou um requerimento de sua autoria, solicitando a realização de audiência pública para discutir os programas do Governo Federal que prevê bolsas de estudo no exterior e no Brasil.

Para a tucana, não é justo depois de causar constrangimento a milhares de estudantes com as trapalhadas no Fundo de Financiamento Estudantil - Fies -, a administração petista comprometer o futuro da juventude com cortes no orçamento da educação.

“É uma injustiça os jovens pagarem pelos erros do governo que no discurso enaltece sua pátria educadora e na prática diminui a oportunidade da juventude investir no seu futuro”, criticou a parlamentar.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)