Terça-feira, 31 de julho de 2012 - 05h50
Os serviços de recuperação e adequação do sistema elétrico do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon iniciaram ontem, segunda-feira, 30, em Ji-Paraná. O Governo do Estado investe nesta escola cerca de R$ 130 mil do programa Eficiência Energética, da Secretaria de Estado de Educação [SEDUC]. “Os 1,3 mil alunos não sofrerão prejuízos, pois não suspenderemos as aulas durante a reforma”, informa a diretora Vera Maria Valentin Ferreira.
Das escolas de Ji-Paraná programadas para receber o programa Eficiência Energética, o Marechal Rondon é o segundo educandário a ter a parte elétrica totalmente reformada. O trabalho deverá ser concluído dentro de vinte dias, conforme a programação. A escola Gonçalves Dias foi a primeira e os serviços já foram concluídos.
O programa Eficiência Energética tem como objetivo assegurar a qualidade da energia elétrica nas escolas. “Trocaremos fiação, cabeamento e o que for necessário para oferecer energia elétrica confiável nas escolas”, diz o engenheiro elétrico José Wilson da Silva, alegando que nesta reforma a capacidade do transformador supera o dobro do atual.
De acordo com o secretário regional de governo em Ji-Paraná Romildo Pereira, o programa Eficiência Energética prevê, ainda, a reserva técnica de energia para que novas ampliações possam ocorrer ao longo dos próximos 20 anos.
“Esse trabalho iniciado hoje [segunda-feira] vai garantir o pleno funcionamento dos 30 equipamentos de ar-condicionado novos já instalados e sem uso devido a baixa carga de energia elétrica da escola”, diz Romildo Pereira, que disponibilizou aos técnicos da SEDUC equipe de funcionários da secretaria Regional no desenvolvimento dos serviços.
Fundada há 70 anos, a escola funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno dos ensinos fundamental e médio. A escola Marechal Rondon é uma das instituições de ensino mais antigas de Ji-Paraná.
Fonte: Paulo Sérgio
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro
A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

A trajetória de Iasmine Tossatti, egressa do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia, não começa na aprovação em primeiro lugar na
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)