Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Marechal Rondon é reformado


Os serviços de recuperação e adequação do sistema elétrico do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon iniciaram ontem, segunda-feira, 30, em Ji-Paraná. O Governo do Estado investe nesta escola cerca de R$ 130 mil do programa Eficiência Energética, da Secretaria de Estado de Educação [SEDUC]. “Os 1,3 mil alunos não sofrerão prejuízos, pois não suspenderemos as aulas durante a reforma”, informa a diretora Vera Maria Valentin Ferreira.

Das escolas de Ji-Paraná programadas para receber o programa Eficiência Energética, o Marechal Rondon é o segundo educandário a ter a parte elétrica totalmente reformada. O trabalho deverá ser concluído dentro de vinte dias, conforme a programação. A escola Gonçalves Dias foi a primeira e os serviços já foram concluídos.

O programa Eficiência Energética tem como objetivo assegurar a qualidade da energia elétrica nas escolas. “Trocaremos fiação, cabeamento e o que for necessário para oferecer energia elétrica confiável nas escolas”, diz o engenheiro elétrico José Wilson da Silva, alegando que nesta reforma a capacidade do transformador supera o dobro do atual.

De acordo com o secretário regional de governo em Ji-Paraná Romildo Pereira, o programa Eficiência Energética prevê, ainda, a reserva técnica de energia para que novas ampliações possam ocorrer ao longo dos próximos 20 anos.

“Esse trabalho iniciado hoje [segunda-feira] vai garantir o pleno funcionamento dos 30 equipamentos de ar-condicionado novos já instalados e sem uso devido a baixa carga de energia elétrica da escola”, diz Romildo Pereira, que disponibilizou aos técnicos da SEDUC equipe de funcionários da secretaria Regional no desenvolvimento dos serviços.

Fundada há 70 anos, a escola funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno dos ensinos fundamental e médio. A escola Marechal Rondon é uma das instituições de ensino mais antigas de Ji-Paraná.


Fonte: Paulo Sérgio
 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam