Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Marechal Rondon é reformado


Os serviços de recuperação e adequação do sistema elétrico do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon iniciaram ontem, segunda-feira, 30, em Ji-Paraná. O Governo do Estado investe nesta escola cerca de R$ 130 mil do programa Eficiência Energética, da Secretaria de Estado de Educação [SEDUC]. “Os 1,3 mil alunos não sofrerão prejuízos, pois não suspenderemos as aulas durante a reforma”, informa a diretora Vera Maria Valentin Ferreira.

Das escolas de Ji-Paraná programadas para receber o programa Eficiência Energética, o Marechal Rondon é o segundo educandário a ter a parte elétrica totalmente reformada. O trabalho deverá ser concluído dentro de vinte dias, conforme a programação. A escola Gonçalves Dias foi a primeira e os serviços já foram concluídos.

O programa Eficiência Energética tem como objetivo assegurar a qualidade da energia elétrica nas escolas. “Trocaremos fiação, cabeamento e o que for necessário para oferecer energia elétrica confiável nas escolas”, diz o engenheiro elétrico José Wilson da Silva, alegando que nesta reforma a capacidade do transformador supera o dobro do atual.

De acordo com o secretário regional de governo em Ji-Paraná Romildo Pereira, o programa Eficiência Energética prevê, ainda, a reserva técnica de energia para que novas ampliações possam ocorrer ao longo dos próximos 20 anos.

“Esse trabalho iniciado hoje [segunda-feira] vai garantir o pleno funcionamento dos 30 equipamentos de ar-condicionado novos já instalados e sem uso devido a baixa carga de energia elétrica da escola”, diz Romildo Pereira, que disponibilizou aos técnicos da SEDUC equipe de funcionários da secretaria Regional no desenvolvimento dos serviços.

Fundada há 70 anos, a escola funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno dos ensinos fundamental e médio. A escola Marechal Rondon é uma das instituições de ensino mais antigas de Ji-Paraná.


Fonte: Paulo Sérgio
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

A trajetória de Iasmine Tossatti, egressa do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia, não começa na aprovação em primeiro lugar na

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)