Terça-feira, 31 de julho de 2012 - 05h50
Os serviços de recuperação e adequação do sistema elétrico do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon iniciaram ontem, segunda-feira, 30, em Ji-Paraná. O Governo do Estado investe nesta escola cerca de R$ 130 mil do programa Eficiência Energética, da Secretaria de Estado de Educação [SEDUC]. “Os 1,3 mil alunos não sofrerão prejuízos, pois não suspenderemos as aulas durante a reforma”, informa a diretora Vera Maria Valentin Ferreira.
Das escolas de Ji-Paraná programadas para receber o programa Eficiência Energética, o Marechal Rondon é o segundo educandário a ter a parte elétrica totalmente reformada. O trabalho deverá ser concluído dentro de vinte dias, conforme a programação. A escola Gonçalves Dias foi a primeira e os serviços já foram concluídos.
O programa Eficiência Energética tem como objetivo assegurar a qualidade da energia elétrica nas escolas. “Trocaremos fiação, cabeamento e o que for necessário para oferecer energia elétrica confiável nas escolas”, diz o engenheiro elétrico José Wilson da Silva, alegando que nesta reforma a capacidade do transformador supera o dobro do atual.
De acordo com o secretário regional de governo em Ji-Paraná Romildo Pereira, o programa Eficiência Energética prevê, ainda, a reserva técnica de energia para que novas ampliações possam ocorrer ao longo dos próximos 20 anos.
“Esse trabalho iniciado hoje [segunda-feira] vai garantir o pleno funcionamento dos 30 equipamentos de ar-condicionado novos já instalados e sem uso devido a baixa carga de energia elétrica da escola”, diz Romildo Pereira, que disponibilizou aos técnicos da SEDUC equipe de funcionários da secretaria Regional no desenvolvimento dos serviços.
Fundada há 70 anos, a escola funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno dos ensinos fundamental e médio. A escola Marechal Rondon é uma das instituições de ensino mais antigas de Ji-Paraná.
Fonte: Paulo Sérgio
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)