Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mais de 300 mil estudantes já se inscreveram no Sisutec


Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília - No último dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), foram cadastrados 305.230 estudantes a uma vaga gratuita no ensino técnico. O balanço divulgado pelo Ministério da Educação registra os inscritos até as 10h20 de hoje (12). As inscrições devem ser feitas pela internet até as 23h59 minutos de hoje.

O sistema vai selecionar candidatos para 239.792 vagas em cursos técnicos com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar é preciso ter feito o Enem 2012 e obtido nota maior que zero na redação. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 deste mês e a matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20.

São ofertados 117 cursos em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)