Quinta-feira, 7 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Locais de prova do Enem já podem ser consultados


Thais Leitão
Agência Brasil

Brasília - Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar a partir de amanhã (10) os locais em que farão as provas este ano, por meio dos cartões de confirmação que estarão disponibilizados no site do Enem. O documento também passa a ser distribuído pelos Correios a partir dessa quarta-feira, com previsão de entrega no endereço informado pelo participante até 26 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, se o candidato não receber o cartão em casa e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012.

O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.

Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no mesmo site, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida. Esses estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial.

Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias; e no dia 4 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; e de redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados para 28 de dezembro.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 7 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FRBL conclui entrega de veículos e computadores para fortalecer a educação inclusiva em Rondônia

FRBL conclui entrega de veículos e computadores para fortalecer a educação inclusiva em Rondônia

O Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) concluiu a entrega de veículos adaptados e kits de informática que irão modernizar e ampliar a incl

Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou mais uma defesa de Trabalho de Con

MPF recomenda que IFRO avalie, individualmente, laudos de TDAH na inscrição de candidatos em seus concursos

MPF recomenda que IFRO avalie, individualmente, laudos de TDAH na inscrição de candidatos em seus concursos

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) aceite, na inscrição de s

UNIR abre seleção para Doutorado em rede em Educação na Amazônia

UNIR abre seleção para Doutorado em rede em Educação na Amazônia

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) - uma rede que inclui a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mais oito universi

Gente de Opinião Quinta-feira, 7 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)