Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC


Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC - Gente de Opinião

O Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, na Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota 5 representa o nível mais elevado de qualidade e excelência acadêmica para cursos de graduação no Brasil. A avaliação ocorreu entre os dias 26 e 28 de março e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 2 de abril. 

A reitora Marília Pimentel destaca que ampliar e manter os altos padrões de avaliação dos cursos tem sido um desafio constante. Nesse contexto, a conquista da nota máxima pelo curso de Letras-Libras representa mais um importante reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela UNIR. Para ela, “esse resultado reafirma o compromisso da universidade com uma educação superior pública, gratuita e de excelência, valorizando também as licenciaturas e fortalecendo a formação de futuros profissionais”.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Josué Carvalho Filho, "a nota máxima é reflexo de um trabalho coletivo e representa o envolvimento do colegiado do curso, que, certamente, uniu esforços para organizar documentos, receber os avaliadores e evidenciar nossas potencialidades. Estamos extremamente felizes por essa conquista, pois o resultado alcançado coloca o Curso de Letras Libras da UNIR na elite nacional, representando a excelência na área, especialmente no processo de inclusão na Região Amazônica".

O curso de Letras-Libras tem professores bilíngues em Libras e Língua Portuguesa e professores surdos. A chefe do Departamento Acadêmico de Libras (DLibras), professora Ariana Boaventura, destaca a diversidade e a inclusão no quadro docente e discente do curso como um dos seus principais diferenciais: “Somos o único Departamento [Acadêmico] de Libras do Brasil que tem 50% de professores surdos e 50% de professores ouvintes bilíngues, e já tivemos alunos surdos formados”.

A coordenação do curso, composta pelas professoras Ariana Boaventura e Fernanda da Silva, ressalta a colaboração e dedicação dos docentes, discentes e técnicos administrativos na condução do processo de avaliação.

“Agradecemos profundamente a todas as pessoas que ajudaram na organização e preparação para a visita do MEC: os professores do DLibras e dos demais departamentos do Núcleo de Ciências Humanas que colaboraram e colaboram com o curso; os tradutores e intérpretes de Libras; técnicos, técnicas e estagiários; os nossos alunos e alunas; e também a todos os setores que apoiaram o NCH: Prograd, CPAV, Biblioteca, Dirca, Propesq, Procea, Prefeitura do Campus PVH e a Reitoria. Foi um trabalho intenso, feito com dedicação, coletividade e afeto. Essa união trouxe resultados excelentes, pois conseguimos nota 5 na avaliação, o que nos enche de orgulho por fazer parte da UNIR”, declarou a coordenadora Ariana.

Detalhes da nota 5

Criado pela UNIR em 2014 e com quatro turmas concluídas até agora, o curso de Letras-Libras foi bem classificado nas três dimensões da avaliação, o que inclui a sua organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

A organização didático-pedagógica do curso foi a dimensão com maior nota. Ela inclui critérios como políticas pedagógicas, estrutura curricular e processos de ensino-aprendizagem. Na dimensão 2, que avalia a estrutura e atuação do corpo docente, os avaliadores enfatizam sua qualificação e dedicação, bem como a organização do colegiado do curso ao afirmar que “os conceitos atribuídos refletem um corpo docente comprometido com a qualidade da formação dos alunos”. Por fim, na terceira e última dimensão, a de infraestrutura, foram bem avaliados os espaços coletivos de trabalho, as salas de aula, a bibliografia, os equipamentos de informática e os laboratórios do curso.

E como sempre há oportunidade de melhoria, os avaliadores apontaram algumas sugestões como o fortalecimento do NDE, da avaliação periódica do colegiado e o incentivo a uma produção científica mais diversificada, além da curricularização da extensão e da melhoria nos espaços individuais de trabalho.

Aumento dos cursos com nota máxima

Com a recente nota 5 do curso de Letras-Libras, já são 8 os cursos da UNIR que ascenderam ao patamar de excelência, obtendo nota máxima.  As notas máximas alcançadas ratificam que, mesmo diante dos desafios, a Universidade está avançando e contribuindo significativamente com a formação profissional, com a produção do conhecimento e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e inclusiva no contexto de Rondônia e na Amazônia. Veja todos os cursos nota 5 no quadro abaixo.

Cursos da UNIR com nota 5 no MEC (Excelência)

Campus

Modalidade

Ano da avaliação

Letras-Libras

Porto Velho

Licenciatura

2025

Letras-Português

Porto Velho

Licenciatura

2024

Ciências Biológicas

Porto Velho

Licenciatura

2024

Matemática

Porto Velho

Licenciatura

2024

Pedagogia

Ji-Paraná

Licenciatura

2024

Geografia 

Porto Velho

Licenciatura

2024

Jornalismo 

Porto Velho

Bacharelado

2023

Biblioteconomia

Porto Velho

Bacharelado

2023

Sobre as avaliações dos cursos - são realizadas presencialmente ou virtualmente e levam em consideração diversos critérios como estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Cinco (5) é a nota máxima da avaliação e é considerada o nível de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo MEC.

Sobre os conceitos - O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes nessa prova, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)