Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Lei que cria e implanta o Programa de Alfabetização na Idade Certa é sancionada

Objetivo é que crianças sejam alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental


Lei que cria e implanta o Programa de Alfabetização na Idade Certa é sancionada - Gente de Opinião

Buscando ainda mais a melhoria da educação básica em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves sancionou, nesta semana, a Lei Complementar nº 912, de 23 de agosto de 2022, que cria e implanta o Programa Alfabetiza Porto Velho. O objetivo da lei é garantir que os estudantes da rede municipal de ensino sejam alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental.

O texto propõe acompanhar, monitorar e sugerir intervenções que potencializem o desenvolvimento das ações pedagógicas; fortalecer ainda mais a capacitação dos professores; realizar acompanhamento pedagógico personalizado às crianças do 1º ao 3º ano e oferecer os subsídios necessários para o desenvolvimento das suas habilidades; entre outros itens.

Em relação às metas estipuladas pela nova lei, 85% das crianças devem ser alfabetizadas já no primeiro ano. As demais deverão ser alfabetizadas até o final do 2º bimestre do ano seguinte. No 3º ano será trabalhada a ampliação da leitura e compreensão de texto.

A lei estipula, ainda, como metas a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a redução do abandono e da evasão escolar, além de ações efetivas para os alunos que não alcançarem níveis satisfatórios de aprendizagem ao final do 1º semestre.

Professores do município passam por capacitação para execução do programaProfessores do município passam por capacitação para execução do programa“O programa Alfabetiza Porto Velho já vem sendo implementado na nossa rede, com formações e acompanhamentos sistêmicos dos nossos estudantes. O que acontece é que agora o programa se tornou lei, ou seja, ele passa a ser uma política de Estado”, comentou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

Na prática, com a criação da lei, o programa passa a ter uma força maior dentro da rede municipal de ensino de Porto Velho e fortalece as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já vem trabalhando todas as estratégias para que os alunos sejam alfabetizados na idade certa.

ALFABETIZAÇÃO

Conforme o texto sancionado, aluno alfabetizado é aquele que se torna capaz de ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão, conhece as menores unidades fonológicas da fala e tem habilidade para utilizá-las intencionalmente, além de fluência em leitura oral.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Experience Day 2025 : FIMCA e Faculdade Metropolitana recebem alunos do ensino médio com sorteio de tablets e fones de ouvido

Experience Day 2025 : FIMCA e Faculdade Metropolitana recebem alunos do ensino médio com sorteio de tablets e fones de ouvido

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final

Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica

O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira

Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)