Quinta-feira, 8 de agosto de 2019 - 11h55
Porto Velho recebeu, de 02 a 04 de agosto, a sua primeira edição da Game Jam+, uma competição onde equipes se reúnem para propor ideias, formar equipes e em 48h desenvolver um protótipo do jogo e fazer o pitch (apresentação curta e direta) sobre seu projeto. Cada projeto levou em consideração um bom planejamento de marketing e negócios na avaliação dos jurados.
Oito alunos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da Faculdade Sapiens participaram da competição, compondo as três equipes concorrentes ao título para representar a cidade na etapa regional.
Uma das equipes é a Firescape, composta pelos acadêmicos Felippe Malagueta, Robson Alves, Yúri Nascimento, Márcio Lira, Sandro Nascimento, que contou com a mentoria do professor Marco Yerco, que saiu vencedora da competição.
Criação do jogo
Ao ler o regulamento, os alunos contam que começaram a pensar nas possibilidades de desenvolvimento, com base no tema livre, e decidiram criar um jogo online com fases, etapas e obstáculos.
Responsável pela programação do game, que foi criado todo em 3D, Felippe explica que a primeiro definição foi do jogo ter um desfecho, onde o personagem principal, um pedaço de Sol, chegaria a algum lugar, pulando de planeta em planeta para voltar até a maior estrela do sistema solar.
“Criar e desenvolver este projeto em apenas 48h era o grande desafio. Definimos as funções, debatemos as ideias e começamos. Calculamos o tempo, formas de pular os asteroides e até mesmo um labirinto como campo principal”, afirma Malagueta.
Por trás do jogo
No discurso de apresentação do jogo, a equipe Firescape mostrou o seu diferencial e mostrou que o projeto, além de um grande negócio, pode ter um abrangente impacto social.
“Nós desenvolvemos um jogo onde o personagem principal está sozinho e o jogador pode ter uma experiência muito legal. No labirinto, onde se vê bem pouco, quanto mais coleta, mais brilho tem, mais acende a chama. Essa foi a analogia com a vida real: as vezes você está sozinho encontra pessoas que te motivam a seguir. Um beco sem saída pode ser uma parada onde você ganha tempo para repensar seu caminho”, comenta Felippe.
O professor da instituição e mentor das equipes, Marco Yerco, conta que a qualidade do jogo que foi desenvolvido garantiu o destaque para a equipe Firescape. “Tinha gameplay, arte e uma mensagem muito bonita. O empenho da equipe em realizar as tarefas com envolvimento e cordialidade também” destaca.
Para a fase nacional, a
Firescape precisa do seu apoio. Vote no jogo deles https://gamejolt.com/games/
Apoio da faculdade
A instituição de ensino cedeu os equipamentos do seu Laboratório de Jogos Digitais para que os alunos pudessem criar o projeto, juntamente com o espaço onde eles poderiam pernoitar até finalizar o jogo.
“O apoio da faculdade teve um peso muito bom no resultado atingido. Contamos com a atenção dos professores e da Coordenação, que ajudou inclusive na locomoção dos participantes”, afirma Felippe.
Giovan Araújo, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Faculdade Sapiens, comenta a importância da participação dos alunos na competição. “Eles passaram 48h imersos na programação. Isso dá gosto de como desenvolver um game profissionalmente, só que com uma experiência intensiva”.
Matrículas abertas
A Faculdade Sapiens está com matrículas abertas até dia 25 de agosto para seus 13 cursos de graduação, são eles: Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Marketing e Gestão de Recursos Humanos.
Os interessados podem
se inscrever gratuitamente pelo site www.vestibularsapiens.com.br
e agendar a prova do vestibular ou usar a nota do Enem para ingressar no ensino
superior. Mais informações pelo telefone (69) 3211-6039 ou e-mail relacionamento@gruposapiens.
A Faculdade Sapiens está localizada na Rua Paulo Freire, 4767 – Flodoaldo Pontes Pinto.
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual