Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Jogo desenvolvido por acadêmicos da Faculdade Sapiens ganha primeiro Game Jam+ de Porto Velho


Jogo desenvolvido por acadêmicos da Faculdade Sapiens ganha primeiro Game Jam+ de Porto Velho - Gente de Opinião

Porto Velho recebeu, de 02 a 04 de agosto, a sua primeira edição da Game Jam+, uma competição onde equipes se reúnem para propor ideias, formar equipes e em 48h desenvolver um protótipo do jogo e fazer o pitch (apresentação curta e direta) sobre seu projeto. Cada projeto levou em consideração um bom planejamento de marketing e negócios na avaliação dos jurados.


Oito alunos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação da Faculdade Sapiens participaram da competição, compondo as três equipes concorrentes ao título para representar a cidade na etapa regional.


Uma das equipes é a Firescape, composta pelos acadêmicos Felippe Malagueta, Robson Alves, Yúri Nascimento, Márcio Lira, Sandro Nascimento, que contou com a mentoria do professor Marco Yerco, que saiu vencedora da competição.


Criação do jogo


Ao ler o regulamento, os alunos contam que começaram a pensar nas possibilidades de desenvolvimento, com base no tema livre, e decidiram criar um jogo online com fases, etapas e obstáculos.


Responsável pela programação do game, que foi criado todo em 3D, Felippe explica que a primeiro definição foi do jogo ter um desfecho, onde o personagem principal, um pedaço de Sol, chegaria a algum lugar, pulando de planeta em planeta para voltar até a maior estrela do sistema solar.


“Criar e desenvolver este projeto em apenas 48h era o grande desafio. Definimos as funções, debatemos as ideias e começamos. Calculamos o tempo, formas de pular os asteroides e até mesmo um labirinto como campo principal”, afirma Malagueta.


Por trás do jogo


No discurso de apresentação do jogo, a equipe Firescape mostrou o seu diferencial e mostrou que o projeto, além de um grande negócio, pode ter um abrangente impacto social.


“Nós desenvolvemos um jogo onde o personagem principal está sozinho e o jogador pode ter uma experiência muito legal. No labirinto, onde se vê bem pouco, quanto mais coleta, mais brilho tem, mais acende a chama. Essa foi a analogia com a vida real: as vezes você está sozinho encontra pessoas que te motivam a seguir. Um beco sem saída pode ser uma parada onde você ganha tempo para repensar seu caminho”, comenta Felippe.


O professor da instituição e mentor das equipes, Marco Yerco, conta que a qualidade do jogo que foi desenvolvido garantiu o destaque para a equipe Firescape. “Tinha gameplay, arte e uma mensagem muito bonita. O empenho da equipe em realizar as tarefas com envolvimento e cordialidade também” destaca.


Para a fase nacional, a Firescape precisa do seu apoio. Vote no jogo deles https://gamejolt.com/games/firescape/430743


Apoio da faculdade


A instituição de ensino cedeu os equipamentos do seu Laboratório de Jogos Digitais para que os alunos pudessem criar o projeto, juntamente com o espaço onde eles poderiam pernoitar até finalizar o jogo.


“O apoio da faculdade teve um peso muito bom no resultado atingido. Contamos com a atenção dos professores e da Coordenação, que ajudou inclusive na locomoção dos participantes”, afirma Felippe.


Giovan Araújo, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Faculdade Sapiens, comenta a importância da participação dos alunos na competição. “Eles passaram 48h imersos na programação. Isso dá gosto de como desenvolver um game profissionalmente, só que com uma experiência intensiva”.


Matrículas abertas


A Faculdade Sapiens está com matrículas abertas até dia 25 de agosto para seus 13 cursos de graduação, são eles: Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Marketing e Gestão de Recursos Humanos.


Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.vestibularsapiens.com.br e agendar a prova do vestibular ou usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior. Mais informações pelo telefone (69) 3211-6039 ou e-mail relacionamento@gruposapiens.com.br


A Faculdade Sapiens está localizada na Rua Paulo Freire, 4767 – Flodoaldo Pontes Pinto.

Mais Sobre Educação

Espetáculo musical “Sons de Beira” compõe programação de seminários que acontecem na próxima semana no IFRO

Espetáculo musical “Sons de Beira” compõe programação de seminários que acontecem na próxima semana no IFRO

Nos dias 22 e 23 de agosto será realizado o IV Seminário Internacional As fronteiras Agroculturais na Amazônia: histórias contestadas, culturas emer

11° Concurso de Desenho e Redação da CGU está com inscrições abertas

11° Concurso de Desenho e Redação da CGU está com inscrições abertas

O 11° Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria - Geral da União (CGU) e seus parceiros, busca despertar a importância por temas co

Mais de 300 pessoas participam da Conferência Municipal sobre Autismo em Rolim de Moura

Mais de 300 pessoas participam da Conferência Municipal sobre Autismo em Rolim de Moura

Foi sucesso com a participação de mais de 300 pessoas, entre profissionais da educação, pais, acadêmicos das áreas de  educação e saúde e da populaç

TCE retoma TCEndo Cidadania e anuncia que aplicativo Opine aí vai avaliar qualidade dos serviços prestados pelas escolas de Rondônia

TCE retoma TCEndo Cidadania e anuncia que aplicativo Opine aí vai avaliar qualidade dos serviços prestados pelas escolas de Rondônia

O Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou na última terça-feira (13), no auditório do Colégio Tiradentes, e