Sexta-feira, 12 de abril de 2019 - 11h38

Knowhow.
É um termo da língua inglesa que traduzindo ‘ao pé da letra’ significa “saber
como”, ou seja, saber como fazer algo, uma tarefa, um trabalho com competência
advinda da experiência, do estudo e da prática continua. Tem haver também com a
capacidade de socialização deste conhecimento. De uns anos para cá, Ji-Paraná
tem sido vista como referência em algumas áreas da educação e constantemente
tem sido visitada por grupos de profissionais de outros municípios em busca
justamente disso: o knowhow.
Esta
semana, três pessoas vieram de Vilhena em busca da experiência de nossos
servidores no trabalho com crianças com transtorno do espectro do autismo. A
psicóloga Miliane Sampaio Contin, a coordenadora de Educação Especial de
Vilhena, Rosania Lucas e Karina Andrade, mãe de duas crianças autistas,
visitaram o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o
Autismo – CMAE/Autismo de Ji-Paraná.
O
primeiro contato, de acordo com Maria Cecilia Corrêa de Souza, gerente de
Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná - Semed, foi
com a própria secretária, Leiva Custódio, que marcou a visita. Cecília explicou
que eles ficaram algumas horas no Centro, visitaram os espaços, assistiram a
alguns atendimentos e conversaram com os profissionais.
“Elas
acharam muito bom os espaços, os equipamentos…e principalmente a experiência do
nosso grupo de trabalho e a parceria com os familiares dos alunos. Elas viram
que é possível fazer algo parecido em Vilhena”, disse Cecilia.
Rosania
Lucas participou que Vilhena atende hoje 67 crianças autistas em salas de recursos
multifuncionais no próprio ensino regular. Mesmo essas crianças recebendo
“atenção especial”, ela disse ter percebido a necessidade de buscar formas de
melhorar ainda mais esse atendimento, no caso, com a criação de um Centro
Especializado como o de Ji-Paraná. Rosania convidou alguns profissionais do
Centro de Autismo de Ji-Paraná para que façam uma formação em Vilhena e também
propôs uma parceria em formação sobre autismo entre Vilhena e Ji-Paraná.
A
coordenadora de Educação Especial de Vilhena explicou que a Karina veio porque
pode ajudar muito com o projeto da criação de um Centro Especializado para o
Autismo. Os filhos de Karina, hoje, estudam em escolas da rede privada, mas a
intenção dela é matricular os filhos na rede pública como acontecia em
Curitiba, Paraná, de onde Karina acaba de chegar.
“Eu
saio de Ji-Paraná encantada com o modelo de atendimento, com a perspectiva de
como o Centro atende os alunos autistas…e acima de tudo com essa parceria com a
família, porque quando eu vejo aí a família tão imersa no atendimento…ela dá
prosseguimento em casa, dá continuidade em casa…isso que me deixou muito
animada. Percebi que existe um entrosamento muito grande entre o Centro e a
família…esse modelo que me deixou encantada”, destacou Rosania.
Referência no Transporte
Além
da visita do grupo de Vilhena, outros grupos também vieram à Secretaria de
Educação de Ji-Paraná no ano passado e este ano para conhecer mais sobre
legislação e as boas práticas adotadas pelo Município no Transporte Escolar
(Vilhena, Cacoal, Porto Velho, Alvorada do Oeste, entre outros); sobre o
Projeto de Contratação de Estagiários (Presidente Médici) e sobre o Sistema
Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC do Ministério da
Educação (Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici).
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