Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Jean Oliveira quer recurso da Universidade Estadual no Plano Plurianual-PPA



O deputado Jean Oliveira, fez indicação na Assembleia Legislativa ao Governo do Estado,  para que seja incluído no Plano Plurianual - PPA  2016-2019, recursos para  implementar a Universidade Estadual de Rondônia.

Jean lembrou que no início de seu primeiro mandato,  em maio de 2011, em uma  entrevista concedida ao jornal Estadão do Norte,  onde afirmava que o Estado de Rondônia fora vítima da falta de planejamento,  alertava o Governo Estadual, à época,  da necessidade da implantação e do funcionamento da Universidade do Estado de Rondônia, que foi criada por uma Lei de dezembro de 1993.

 O deputado observa que existe um grande contingente de jovens no Estado,  na frustração por não ter condições, para ingressar numa universidade pública. Apesar da grande oferta de cursos por Universidades da esfera privada, muitos jovens não tem condições de pagar as mensalidades,  ficando sem oportunidade de cursar uma graduação.

Terminando o segundo grau,  sem possibilidade de se qualificar, esses jovens - diz o deputado - estão fadados ao desemprego por não ter condição profissional para entrar no mercado de trabalho. A Universidade do Estado de Rondônia será um dos braços fundamentais para oportunizar um curso superior aos nossos jovens e assim profissionalizá-los para o mercado de trabalho.

“Defendemos uma Universidade Estadual que tenha o compromisso com a interiorização, democratizando o ensino superior público de qualidade  e o desenvolvimento sustentável  de Rondônia, promovendo assim,  o crescimento integral dos cidadãos, reduzindo as desigualdades sociais e contribuindo com o conhecimento e o crescimento técnico, científico e  econômico do estado. Vamos encampar essa luta”, disse o deputado Jean Oliveira.

Fonte: Ascom



 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)