Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Jaru pode receber unidade do Instituto Federal


O município de Jaru em Rondônia, considerado o maior produtor leiteiro do Estado, poderá ganhar em breve uma Unidade de Educação Profissional do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A iniciativa de implantar a unidade avançada no município partiu após a prefeitura manifestar o interesse junto ao reitor do IFRO, Raimundo Jimenez. A convite do reitor e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jackson Nunes, a prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro, o deputado federal, Padre Ton e o secretário municipal de Educação, Leomar Lopes Manoel participaram em Brasília, na última quinta-feira, 07, de uma reunião com representantes da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Setec).

Para a implantação, o município se comprometeu a doar um prédio ao Instituto Federal. De acordo com Jimenez, logo que ocorra a disponibilidade do espaço, haverá uma avaliação dos técnicos do Instituto para a adaptação, se necessário, dos ambientes tais como reforma e ampliação, além de aquisição de equipamentos. “Essa é mais uma ação relevante para o Estado, pois a região é muito importante economicamente e em torno dela há aproximadamente uma população de cem mil habitantes, entre eles milhares de jovens que necessitam da oferta de cursos profissionalizantes”, destaca o reitor do IFRO.

A ideia inicial é que a oferta de cursos em Jaru seja voltada para o setor primário, atendendo assim a vocação socioeconômica da região. Quando efetivado todo o processo, a nova unidade atenderá com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e na modalidade subsequente para pessoas com ensino médio completo. Com a possibilidade dessa nova unidade, o IFRO se fará presente em Rondônia com espaços próprios em nove municípios. Atualmente há câmpus nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim (em implantação) e Ariquemes.

Mesmo sem ter um espaço próprio em Jaru, o IFRO já beneficia centenas de pessoas no município com cursos a distância através do Profuncionário, que promove a formação profissional técnica em nível médio de funcionários das instituições públicas de ensino. A formação é centrada em quatro habilitações: secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar. Além destes, atualmente está aberto o processo seletivo para as áreas de Informática, Finanças e Agente Comunitário de Saúde.


Fonte: Ernani Baracho
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)