Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Intercom: Acadêmicos de Porto Velho representam RO


Oito trabalhos de acadêmicos dos cursos Publicidade e Propaganda e Jornalismo, da Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON irão participar da fase regional do Congresso de Ciências da Comunicação promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), de 17 a 19 deste mês, na cidade de Palmas (TO).

Para participar do Intercom, os estudantes tiveram que ser aprovados na etapa local denominada “mata-mata”, organizada pela Agência Experimental do Curso (Ucom). Na ocasião os trabalhos foram avaliados por uma equipe de professores da Instituição.

A Uniron tem histórico de vitórias nos Congressos de Comunicação da Intercom, esta é a quarta participação seguida dos alunos da Instituição, sendo vencedora em várias categorias. Foram cinco prêmios em 2009, cinco em 2010 e seis em 2011, desses prêmios, dois foram nacionais.

Os trabalhos premiados são produções acadêmicas realizadas no curso de Comunicação Social da UNIRON, que abrange as habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Além dos acadêmicos, este ano a professora e coordenadora do curso de publicidade e propaganda da UNIRON Maria Angela também participará da fase regional do Congresso, com o artigo “Azeite Gallo: racismo ou apenas comparação?”. No estudo, ela analisa as estratégias discursivas de um recente anúncio publicitário veiculado nacionalmente e que foi acusado de promover o racismo.

Os vencedores em cada modalidade da fase regional estarão automaticamente concorrendo ao prêmio nacional de Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) que será realizado no mês de setembro na cidade de Fortaleza (CE).

Trabalhos indicados pela coordenação do curso para o Expocom:

1. A influência de um catálogo de moda na decisão de compra do consumidor
Modalidade: Pesquisa mercadológica (avulso)
Aluno líder: Dandara Simão

2. Campanha Publicitária “Compartilhe o bem, doe sangue”
Modalidade: Campanha publicitária (conjunto/série)
Aluno líder: Neuma OLIVEIRA

3. Cartaz Compartilhe o Bem, doe sangue.
Modalidade: Cartaz (avulso)
Aluno líder: Janaína BRITO

4. Filme publicitário Compartilhe o bem doe sangue
Modalidade: Filme publicitário (avulso)
Aluno líder: Caleb ORTIZ

5. Jingle Compartilhe o bem doe sangue
Modalidade: Jingle (avulso)
Aluno líder: Laís MELO

6. Outdoor Compartilhe o Bem, doe sangue.
Modalidade: Outdoor (avulso)
Aluno líder: Ilmar JÚNIOR

7. Design gráfico para o catálogo Paladyo Verão 2012
Modalidade: Design gráfico
Aluno líder: Érica Pascoal

8. Paladyo Verão 2012
Modalidade: Ensaio fotográfico
Aluno líder: Duana F. Lopes

Fonte: Uniron

 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)