Quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 11h05
Para discutir as políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia, com os departamentos bolivianos Beni e Pando, e promover intercâmbio entre representantes das instituições com experiências voltadas aos programas, planos e ações de curto e longo prazo, o Governo de Rondônia promove nas próximas terça e quarta (12 e 13), o Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia – Beni e Pando, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro), a execução do evento também conta com o apoio da Mesa Irmandade.
No ambiente de debates estarão presentes autoridades brasileiras e bolivianas, classe empresarial (exportadores, importadores, despachantes aduaneiros), operadores logísticos, convidados, além dos representantes das instituições que compõem o Neifro e a Mesa da Irmandade. O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, disse que o evento vai possibilitar a discussão, em nível estratégico e técnico, das políticas propostas em reunião realizada em agosto passado no município de Costa Marques, que resultou na assinatura da Carta de Costa Marques. “A ideia é conferir legitimidade ao documento. Também temos o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Mesa da Irmandade em ação articulada com o Neifro, duas instâncias importantes para alavancar as políticas de fronteira”, disse Pedro Pimentel.
Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, serão proporcionados aos participantes um intercâmbio de experiências e direcionamento de atuação da Mesa da Irmandade e Neifro nas políticas propostas pelo Estado. “Será um momento de ensino e aprendizagem envolvendo a coletividade. Representa uma iniciativa onde se promove a investigação e reflexão, garantindo a união entre teoria e prática”, complementou Rúbia.
Programação
A realização de workshops temáticos está entre os destaques no evento com debates de temas como Meio ambiente e Agronegócio, ‘Medicina em pauta: A Educação Superior na Faixa de Fronteira, Comércio de Fronteira – Estratégias frente as tendências do entorno internacional e Segurança: Monitoramento e Vigilância.
Também estão previstas exposições de cases de sucesso e palestras como, por exemplo, Os avanços do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta as potencialidades de investimento para o progresso de Rondônia até 2030.
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)