Quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 11h05
Para discutir as políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia, com os departamentos bolivianos Beni e Pando, e promover intercâmbio entre representantes das instituições com experiências voltadas aos programas, planos e ações de curto e longo prazo, o Governo de Rondônia promove nas próximas terça e quarta (12 e 13), o Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia – Beni e Pando, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro), a execução do evento também conta com o apoio da Mesa Irmandade.
No ambiente de debates estarão presentes autoridades brasileiras e bolivianas, classe empresarial (exportadores, importadores, despachantes aduaneiros), operadores logísticos, convidados, além dos representantes das instituições que compõem o Neifro e a Mesa da Irmandade. O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, disse que o evento vai possibilitar a discussão, em nível estratégico e técnico, das políticas propostas em reunião realizada em agosto passado no município de Costa Marques, que resultou na assinatura da Carta de Costa Marques. “A ideia é conferir legitimidade ao documento. Também temos o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Mesa da Irmandade em ação articulada com o Neifro, duas instâncias importantes para alavancar as políticas de fronteira”, disse Pedro Pimentel.
Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, serão proporcionados aos participantes um intercâmbio de experiências e direcionamento de atuação da Mesa da Irmandade e Neifro nas políticas propostas pelo Estado. “Será um momento de ensino e aprendizagem envolvendo a coletividade. Representa uma iniciativa onde se promove a investigação e reflexão, garantindo a união entre teoria e prática”, complementou Rúbia.
Programação
A realização de workshops temáticos está entre os destaques no evento com debates de temas como Meio ambiente e Agronegócio, ‘Medicina em pauta: A Educação Superior na Faixa de Fronteira, Comércio de Fronteira – Estratégias frente as tendências do entorno internacional e Segurança: Monitoramento e Vigilância.
Também estão previstas exposições de cases de sucesso e palestras como, por exemplo, Os avanços do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta as potencialidades de investimento para o progresso de Rondônia até 2030.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)