Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 13h20
Após conhecer no ano passado um programa de educação tecnológica desenvolvido pela OI Futuro no Rio de Janeiro e em Recife, o Núcleo Avançado em Educação (Nave), o governador Confúcio Moura gostou tanto do projeto que pretende trazer o modelo para Rondônia. Os estudos para a implantação tiveram início no ano passado.
Na manhã da última terça-feira (7), o governador Confúcio Moura, acompanhado pela secretária adjunta da Educação (Seduc), Sueli Aragão; do ouvidor Geral do Estado, Vicente Moura; do assessor especial do governo, Mário Jorge e do professor Jackson Cheidiak, que assumiu a coordenação do projeto no Estado, estiveram no Instituto Maria Auxiliadora (IMA) para conversar com a equipe responsável pelo colégio sobre uma possível parceria.
Com uma estrutura bem planejada, o IMA já chegou a comportar mais de 800 alunos, hoje a instituição conceituada conta com pouco mais de 250. A intenção do governo é utilizar o espaço Salesianos para a implantação do Nave em Porto Velho. Em Ariquemes o projeto deve funcionar na escola estadual Heitor Vila Lobos.
Uma equipe designada pelo governador iniciou o mapeamento dos alunos da capital para selecionar jovens para o projeto. Serão contemplados nesta primeira etapa, cerca de 250 alunos da zona leste em situação de vulnerabilidade social.
O governo pretende dar início ao novo modelo de ensino médio a partir do próximo mês.
Sobre o programa
O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio e capacitem os jovens para profissões na área digital.
Além da formação no ensino médio, os alunos têm acesso a disciplinas das áreas de programação de jogos, desenvolvimento de roteiros para mídias digitais e criação e manipulação de som e imagem.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)
O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)