Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para Pós-Graduação da EMERON até hoje


Encerram-se na hoje,  sexta-feira, dia 20.01.2012, as inscrições para o curso de Pós-Graduação lato sensu denominado Curso de Especialização em Direito e de preparação para a Carreira da Magistratura, que será ministrado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, em Porto Velho e Ji-Paraná.(www.facebook.com/EscolaDaMagistratura)

Com corpo docente formado por Magistrados experientes do Estado de Rondônia que são Mestres em Poder Judiciário e Especialistas nas mais diversas disciplinas jurídicas, e equipe pedagógica integrada por Doutores em pedagogia e metodologia, todos de primeira grandeza, o curso vem sendo cuidadosamente estruturado com uma proposta pedagógica surpreendente e inovadora, com enfoque prático, técnico e jurídico na temática dos direitos humanos. É uma homenagem aos 25 anos da EMERON, aos Desembargadores Valter de Oliveira e Alexandre Miguel, idealizadores do curso.

Durante o curso, o aluno será conduzido, em ambiente presencial, a preparar-se para os concursos das chamadas "Carreiras de Estado". A grade curricular contempla as matérias exigidas nos últimos concursos para a carreira do Ministério Público, Magistratura, Defensoria Pública e Procuradoria do Estado. Um artigo científico mensal deverá ser produzido, com supervisão de um professor orientador e de um Doutor em metodologia. Os melhores artigos serão publicados na Revista da EMERON.

Importante atenção será dispensada à elaboração de peças jurídicas, como petições iniciais, pareceres, despachos, sentenças e votos formadores de acórdãos. Tudo isso acompanhado de estágios temporários nas varas e gabinetes dos respectivos professores. A interdisciplinaridade irá costurar esse método de ensino, sempre respeitando a espinha dorsal do curso, que é a temática dos direitos humanos. O método do estudo do caso, por outro lado, mostra ao aluno a questão jurídica já decidida, e permite inúmeras abordagens críticas, seja pela ótica da ética, da doutrina ou da jurisprudência, nacional e estrangeira.

Para o Diretor da Escola, Desembargador Waltenberg Junior, "o importante agora é que o aluno se inscreva, e que tenha êxito em classificar-se, no processo de seleção, dentro do número de vagas. Inúmeros convênios estão em andamento, e os entraves burocráticos estão sendo removidos. Faculdades, os Poderes do Estado, Sindicatos, todos estão elaborando convênios para seus integrantes, seus associados. Mas isto de nada adianta, se o interessado não classificar-se dentro do número de vagas. A inscrição, assim, é o primeiro passo, e o processo de seleção é um indicador importante do nível de conhecimento adquirido pelo interessado. Quem for o melhor classificado terá bolsa integral, mas para ganhar é preciso, primeiro, estar concorrendo".

www.twitter.com/emeron_tjro - www.facebook.com/EscolaDaMagistartura - emeron2012@tjro.jus.br tel. 69 3217 1066

Fonte: TJRO

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unific

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)