Quarta-feira, 6 de abril de 2022 - 18h01
Estão abertas até o dia 1º de maio, as inscrições para o Festival Estudantil Rondoniense de Arte (Fera 2022). O evento tem a finalidade de incentivar a cultura escolar, nos diversos segmentos e linguagens artísticas, difundindo as artes no contexto educacional, proporcionando o intercâmbio entre artistas e estudantes da Rede Estadual de Educação.
O Fera é direcionando ao público estudantil acima de 12 anos e atende o Ensino Fundamental e o Ensino para Jovens e Adultos (EJA). A programação desse ano acontecerá no formato híbrido, ofertando atividades presenciais e remotas, que dependem das fases que consistem em: Fase Escolar (presencial), Fase Municipal (presencial), Fase CRE Regional (virtual), Fase Estadual (presencial).
FASE ESCOLAR PRESENCIAL
Será realizada em cada unidade de ensino, onde farão a seletiva escolar e classificarão os primeiros lugares de cada segmento artístico.
FASE MUNICIPAL PRESENCIAL
Será realizada pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) responsável pela jurisdição da cidade, onde serão aceitas apenas as escolas que aderiram o Termo de Adesão do evento e a inscrição dos alunos classificados em primeiro lugar ainda na Fase Escolar.
FASE CRE REGIONAL VIRTUAL
Esta fase será realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a CRE, com os alunos/artistas classificados na Fase Municipal. E que tenham efetuado a inscrição pela da plataforma e dentro da data estipulada para inscrição.
FASE ESTADUAL PRESENCIAL
Também realizada pela Seduc em parceria com as CRES do município sede, com a participação dos alunos/artistas classificados nas Fases CRE (virtual). Será admitido na fase estadual o 1º colocado na Fase CRE.
Este ano, o Fera Híbrido lançará uma ferramenta importante na viabilização das inscrições e cadastramento dos alunos, o Sistema Fera. Haverá duas abas no sistema para gerências, delegações, cadastrar alunos artista e gerar relatórios sobre o andamento das fases, como também organizar o cronograma e prosseguir alunos/ artistas de fase.
De acordo com coordenadora do Festival Estudantil, Sabrynne Sena, as inscrições podem ser feitas na plataforma, de forma simples e orientada, para facilitar o trabalho dos interessados. “Uma novidade é que o regulamento geral e os específicos estarão disponíveis em forma condensada, por meio de formulários do Google facilitando o acesso à informação de quem busca inteirar-se de determinado segmento ou categoria. O cronograma deste ano também já está disponível”.
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do