Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para cursos profissionalizantes voltados à bioeconomia em Porto Velho seguem até quinta-feira, 22


Idep  também oferta cursos voltados à bioeconomia, no Centro Técnico Estadual de Educação Rural em Pimenta Bueno - Gente de Opinião
Idep também oferta cursos voltados à bioeconomia, no Centro Técnico Estadual de Educação Rural em Pimenta Bueno

O avanço da sustentabilidade no mercado de trabalho está gerando novas oportunidades para quem tem interesse em atuar na economia verde. Com o objetivo de garantir a qualificação da mão de obra  na área, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) lançou o cronograma de cursos presenciais para ocupações da bioeconomia, cujas inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (22), no site da instituição de ensino, através do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-pronatec-bioeconomia-para-a-amazonia-legal-inscricoes-abertas-ate-22-8/.

As aulas dos cursos realizados com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vão acontecer na sede da Escola Técnica Estadual do Idep (Etec), localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial, em Porto Velho. Os participantes receberão assistência estudantil no valor de R$ 2 por hora-aula assistida, conforme carga horária do curso. A idade mínima para participar é 16 anos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a bioeconomia é a produção, utilização e conservação de recursos biológicos, incluindo os conhecimentos relacionados à ciência, tecnologia e inovação, para fornecer informações, produtos, processos e serviços em todos os setores econômicos.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação profissional no segmento é fundamental, tendo em vista as riquezas naturais da região que precisam ser utilizadas de forma sustentável e criativa, sempre preservando o meio ambiente. “O governo tem investindo em iniciativas voltadas à preservação ambiental. Neste sentido, além de promover políticas públicas que visam ações sustentáveis, estamos firmando acordos e parcerias para fortalecer cada vez mais a temática, e a realização de cursos para incentivar o cidadão a trabalhar na economia verde, faz parte dessa estratégia de governo”, salientou.

Cursos nesse setor já são ofertados pelo Idep, segundo a presidente da instituição, Adir Josefa de Oliveira, que destacou a importância do conhecimento para as populações tradicionais. “Com o alcance da educação profissional em Rondônia, indígenas, quilombolas e ribeirinhos estão recebendo cursos na própria comunidade. A bioeconomia vem fazendo a diferença na vida dos alunos, inclusive dos que quem vivem em localidades remotas.”

A estudante Érika Lovinski Gomes Abreu, de 27 anos, que mora na localidade Perobal, zona rural de Vilhena, é uma das alunas do Idep que está crescendo profissionalmente depois que começou a frequentar as aulas do Curso Técnico em Agronegócio. A estudante juntamente a outros colegas de sala, realizou um trabalho escolar sobre os valores do buriti, que promete se tornar um negócio de sucesso. “Já participamos de uma feira de empreendedores e nossa meta é criar uma agroindústria para vender produtos feitos à base de buriti, como mousse, bolo, farinha, doce cremoso e doce em pedaço”, comemorou a aluna do Idep diante do potencial da fruta típica da região onde mora.

CURSOS OFERTADOS

  • Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária
  • Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem
  • Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026

Com o objetivo de fortalecer a preparação dos participantes para uma das principais portas de acesso ao ensino superior, o governo de Rondônia, por

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo entre os dias 15 e 30 de junho, a Consulta Pública da B

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)