Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições abertas para cursos técnicos e de pós-graduação no Instituto Federal


O Instituto Federal de Rondônia encerra nesta segunda-feira, dia 19 de março, as inscrições para os Cursos Técnicos Subsequentes no município de São Miguel do Guaporé e inicia as inscrições para a especialização em Metodologia do Ensino na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Os candidatos devem acessar a página do IFRO na internet www.ifro.edu.br para mais informações.

Em São Miguel, a oportunidade para fazer o curso profissionalizante em Serviços Públicos e em Administração será via educação a distância, ambos são destinados a estudantes que concluíram o Ensino Médio. Para se candidatar, é necessário ter disponibilidade para participar uma noite por semana para a aula presencial, mais tempo para acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Os cursos são públicos e gratuitos, e os candidatos seguirão o seguinte cronograma após efetuar a inscrição: dia 21 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, deverão apresentar original e cópia dos documentos exigidos para a realização da primeira etapa de inscrição. No dia 24 de março, sábado, às 9h está marcada a chamada pública para manifestação de interesse na vaga, em que é obrigatória a presença. A matrícula será realizada no período da tarde e das 8h às 14h da segunda-feira, 26/03.

A Comissão do Processo Seletivo Especial explica aos candidatos que eles devem ficar atentos às datas. Na efetivação da inscrição é necessário apresentar: Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Certificado de Conclusão via Provão ou casos análogos – acompanhados de histórico escolar -, ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. São com estes documentos que será feita a análise que terá caráter classificatório, levando em consideração as notas/pontuação/conceitos do candidato.

Lato Sensu - O Câmpus Porto Velho abrirá inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os candidatos poderão se inscrever no período de 19 a 30 de março na própria unidade do IFRO. “Ofertamos 20 vagas à comunidade em geral, priorizando os professores da Rede Pública de Ensino. As outras 20 vagas serão destinadas aos servidores do IFRO”, ressalta a Diretora-Geral do Câmpus, Mércia Gomes Bessa Coelho.

Entre as linhas de pesquisa estão Políticas públicas e gestão da EPCT, Formação docente, currículo e avaliação, Aprendizagem e mediação pedagógica e Educação, mídias e mediações culturais. Os servidores do IFRO são isentos de pagar a taxa de inscrição, já a comunidade externa deve recolher R$ 50 para concorrer no Processo Seletivo, que terá como etapa única a análise da documentação comprobatória: classificatória e eliminatória.

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a