Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO vai representar o Brasil em evento internacional


O IFRO/Câmpus Ariquemes foi selecionado dentre várias propostas de estudantes e professores do mundo para participar de um acampamento astronômico no European Southern Observatory – ESO (Observatório Meridional Europeu). Localizado nos Alpes italianos, abrange atividades de astronomia com outros adolescentes de toda a Europa. O objetivo do evento é popularizar a ciência e ao mesmo tempo promover o debate intercultural.
 
A seleção se deu através do vídeo do aluno Lucas Goldoni Cordeiro, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, gravado no Câmpus Ariquemes com a supervisão do Professor de Sociologia, Roniel Sampaio Silva. “A ideia surgiu do próprio estudante. Supervisionei a confecção do vídeo e a elaboração do roteiro. Para nossa surpresa o vídeo foi escolhido como o melhor de todos que foram enviados ao ESO”, disse o Professor Roniel.
 
O evento será realizado entre os dias 26 a 31 de dezembro deste ano e contará com a participação de 30 estudantes com faixa etária de 16 a 18 anos. O aluno receberá uma bolsa para cobrir os custos de deslocamento, estadia e alimentação. “Foi uma surpresa imensa receber a notícia de que nosso vídeo tinha sido selecionado. A ideia foi minha, mas o professor Roniel incentivou bastante”, reconhece o estudante.
 
O acampamento tem como tema o visível e invisível do Universo através de várias sessões astronômicas, incluindo palestras, atividades práticas e observações noturnas com telescópios e instrumentos do Observatório, ao lado de diversas atividades sociais, esportes de inverno, e excursões. O ESO será responsável pelo programa científico final e dará apoio com professores e materiais, juntamente com o Observatório do Vale de Aosta, da Universidade de Valência e da Universidade de Milão.
 
O vídeo selecionado está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=qm7hl9cg_lg&feature=youtu.be
 
 
Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

Dia de Campo das Agrárias movimenta Fazenda Escola da FIMCA com foco em sustentabilidade e integração entre cursos

No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Governador Marcos Rocha entrega escola revitalizada e reforça compromisso com a educação pública em Rondônia

Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis

A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)