Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO realiza parceria com DEPEN


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, firmou parceria com o Ministério da Justiça para realizar cursos de capacitação em todas as unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A parceria foi realizada através do termo de cooperação que prevê a qualificação de servidores e apenados das unidades do DEPEN distribuídas no País.

Inicialmente, o IFRO ofertará um curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 apenados do DEPEN - Porto Velho, em seguida, novos cursos serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Segundo o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “Estamos realizando esta parceria no intuito de garantir qualificação e novas experiências para os profissionais (servidores) e internos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, explica o Diretor.

De acordo com a chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do apenado que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.

Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, revela Silvia Pontes.

A chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo está distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que a cada aula os alunos farão uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo. “Esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo IFRO e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.

As aulas, previstas para iniciar no próximo sábado (24/08), foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir, e serão disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os internos/alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Fonte: Rosália Silva
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)