Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO realiza parceria com DEPEN


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, firmou parceria com o Ministério da Justiça para realizar cursos de capacitação em todas as unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A parceria foi realizada através do termo de cooperação que prevê a qualificação de servidores e apenados das unidades do DEPEN distribuídas no País.

Inicialmente, o IFRO ofertará um curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 apenados do DEPEN - Porto Velho, em seguida, novos cursos serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Segundo o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “Estamos realizando esta parceria no intuito de garantir qualificação e novas experiências para os profissionais (servidores) e internos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, explica o Diretor.

De acordo com a chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do apenado que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.

Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, revela Silvia Pontes.

A chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo está distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que a cada aula os alunos farão uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo. “Esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo IFRO e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.

As aulas, previstas para iniciar no próximo sábado (24/08), foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir, e serão disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os internos/alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Fonte: Rosália Silva
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31