Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO realiza parceria com DEPEN


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, firmou parceria com o Ministério da Justiça para realizar cursos de capacitação em todas as unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A parceria foi realizada através do termo de cooperação que prevê a qualificação de servidores e apenados das unidades do DEPEN distribuídas no País.

Inicialmente, o IFRO ofertará um curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 apenados do DEPEN - Porto Velho, em seguida, novos cursos serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Segundo o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “Estamos realizando esta parceria no intuito de garantir qualificação e novas experiências para os profissionais (servidores) e internos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, explica o Diretor.

De acordo com a chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do apenado que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.

Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, revela Silvia Pontes.

A chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo está distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que a cada aula os alunos farão uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo. “Esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo IFRO e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.

As aulas, previstas para iniciar no próximo sábado (24/08), foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir, e serão disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os internos/alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Fonte: Rosália Silva
 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)