Quarta-feira, 21 de agosto de 2013 - 05h33
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Câmpus Porto Velho Zona Norte, firmou parceria com o Ministério da Justiça para realizar cursos de capacitação em todas as unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A parceria foi realizada através do termo de cooperação que prevê a qualificação de servidores e apenados das unidades do DEPEN distribuídas no País.
Inicialmente, o IFRO ofertará um curso de Capacitação em Língua Portuguesa para 54 apenados do DEPEN - Porto Velho, em seguida, novos cursos serão realizados e distribuídos para as demais unidades do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).
Segundo o Diretor-Geral do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Miguel Zamberlan, a iniciativa visa proporcionar qualificação aos servidores e internos das unidades federais. “Estamos realizando esta parceria no intuito de garantir qualificação e novas experiências para os profissionais (servidores) e internos, através de dinâmicas educacionais que estimulam o conhecimento”, explica o Diretor.
De acordo com a chefe da Divisão de Reabilitação da Penitenciária Federal de Porto Velho, Silvia Pontes, “a parceria é muito importante, pois além de garantir a qualificação com certificado do Instituto Federal, a ação contribui com a melhoria da autoestima e da saúde mental do apenado que fica isolado na maior parte do tempo”, comenta.
Silvia Pontes afirma ainda que a cada 12 horas de estudo, o interno reduz um dia de pena. “Em 2011, a Lei 12.433 previu a redução de pena, que já ocorria com o trabalho e ampliou também para quem estuda. Nesta, está incluso o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda curso de requalificação profissional”, revela Silvia Pontes.
A chefe de Departamento de Extensão do Câmpus Porto Velho Zona Norte, Ruth Viana, revela que a grade de estudo está distribuída em três módulos, com cinco aulas cada, sendo que a cada aula os alunos farão uma atividade e uma avaliação ao final de cada módulo. “Esta ação faz parte dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) desenvolvido pelo IFRO e visa ofertar qualificação, objetivando o desenvolvimento de aptidões para vida produtiva e social”, explana Ruth Viana.
As aulas, previstas para iniciar no próximo sábado (24/08), foram desenvolvidas e gravadas pela professora Ruth Viana e pelo professor José Famir, e serão disponibilizadas em DVD para o DEPEN. Destaca-se que os internos/alunos estão cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).
Fonte: Rosália Silva
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual