Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO lança edital de Concurso de Produção e Declamação de Poemas


IFRO lança edital de Concurso de Produção e Declamação de Poemas - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Extensão, lançou o Edital de Participação no IV Concurso Entrenós de Expressão Literária: Produção e Declamação de Poemas do IFRO. Podem participar do certame estudantes e servidores do IFRO, além de alunos e funcionários de escolas públicas e particulares.

São seis categorias de participantes: Estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio do IFRO; Estudantes de Nível Superior do IFRO; Servidores do IFRO; Estudantes de Nível Médio de Escolas Externas ao IFRO; Estudantes de Nível Superior de Escolas Externas ao IFRO; e Professores e Técnicos Administrativos em Educação de Escolas Externas ao IFRO.  

Entre os objetivos do projeto está o de intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e de profissionais da educação em geral como processo de melhoria da leitura e da escrita. Além de ampliar as oportunidades de expressão artística dos estudantes e profissionais da educação em Rondônia e promover a difusão cultural da arte literária a partir da produção local contemporânea. “O trabalho com poemas é uma necessidade, porque compete à área de linguagens desenvolver competências de produção de múltiplos gêneros textuais. Em uma integração entre Língua Portuguesa e Artes, por exemplo, o alcance se amplia da linguagem verbal para a não verbal; em uma inter-relação com a História e a Filosofia, problematiza a existência, pela análise e síntese. A transdisciplinaridade é, portanto, inerente ao processo de produção de poemas”, esclarece o Diretor de Programas e Projetos de Extensão no IFRO, Sérgio Francisco Loss Franzin.

Conforme o Edital, a aplicação do projeto compreende as seguintes etapas: desenvolvimento de oficinas e ensaios nos campi e escolas externas ao IFRO, prevista para acontecer de maio a setembro. Ainda em setembro ocorrerá a pré-seleção, bem como o envio dos textos e do quadro classificatório com os melhores textos por categoria pelas Comissões Locais.  Já a declamação dos finalistas, classificação final e premiação ocorrerão dentro da programação do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex), previsto para acontecer em outubro.

“O projeto pode ser desenvolvido por todos os professores de cada unidade escolar, especialmente de Língua Portuguesa e Artes, no âmbito dos cursos de nível médio e de disciplinas da área de Humanas nas licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia. Na Reitoria e no âmbito da comunidade externa, o projeto será desenvolvido segundo o próprio domínio do gênero poema dos que se dispuserem a produzir os textos e coordenar atividades. Trata-se de um projeto de melhoria da escrita e leitura. A declamação eleva o poema, ao incluí-lo em ambientes de massa, ao torná-lo mais evidente do que apenas pela expressão escrita. A declamação é uma forma também de permitir o ‘ser’ dos sujeitos envolvidos, pelas nuanças de expressão que canalizam o seu íntimo como forma de autorrealização e entretenimento ao mesmo tempo. É também uma forma de aproximação entre sujeitos, que se identificam entre si como parte de uma existência que não se limita à subsistência, mas sim que se expande para o sonho, a fantasia, sem perder de vista a compreensão de si, do outro, do mundo, das próprias capacidades e possibilidades”, explica o Diretor de Programas e Projetos de Extensão no IFRO, Sérgio Francisco Loss Franzin.

As inscrições dos estudantes de nível médio, dos estudantes de nível superior e dos profissionais da educação serão feitas pelos participantes junto a Comissões Locais, por meio de ficha própria (Anexo I do Edital) e após os trabalhos de orientação, especialmente dos professores de Língua Portuguesa e Artes. Já as inscrições dos servidores da Reitoria do IFRO serão realizadas junto à Comissão Geral Organizadora.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 2182-9629 e pelo e-mail [email protected]. Acesse o Edital AQUI.

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do