Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO inicia aulas de educação à distância, diz Padre Ton



Foram iniciadas ontem (22) em todos os sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, as aulas dos cursos de Educação à Distância programados pela instituição. Nesta terça-feira, 23, segundo o deputado federal Padre Ton (PT-RO) tem início as aulas em Guajará-Mirim, onde será instalado o oitavo campi do estado.

O processo seletivo de alunos para Educação à Distância ocorreu no dia 26 de junho, nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Foram abertas 2.060 vagas para Rondônia.

No momento, serão atendidos em Guajará 180 alunos nos cursos Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Logística. “A partir de outubro serão atendidos mais 120 alunos, incluindo os cursos de Reabilitação de dependentes químicos e Eventos”, diz Padre Ton.

O município terá um campi de estudos binacional. Serão investidos na construção da sede R$ 7 milhões e 200 mil, e outros R$ 2 milhões e 800 mil para aquisição de equipamentos e mobiliários.

Segundo o deputado, a modalidade de Educação à Distância só é possível em razão de parceria com as prefeituras.

“Para que o programa de expansão da rede federal de educação tecnológica anunciado pela presidenta Dilma tenha pleno êxito é fundamental a parceria das prefeituras e também, em alguma medida, dos estados. O ensino profissional e tecnológico está abrindo oportunidades para milhares de jovens em todo o país, e por isso os poderes públicos não podem deixar de colaborar entre si”, avalia o deputado.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)