Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO deve implantar curso mineração para atender região do Vale do Jamari

Proposto pelo deputado Adelino Follador o curso deve ser implantado em Ariquemes


IFRO deve implantar curso mineração para atender região do Vale do Jamari - Gente de Opinião

Em defesa da implantação de um curso técnico em mineração para a região do Vale do Jamari, que tem vocação e que é rica em produção mineral, o deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta quinta-feira (25) em Ariquemes, que já tratou do assunto e que está oficializado um pedido com este objetivo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Segundo o parlamentar, como é de conhecimento geral, o Vale do Jamari é a região mais rica em minério no Estado de Rondônia, e a implantação de curso voltado para esta área atende a demanda por conhecimento que é fundamental para uma exploração racional de minérios, com maior e melhor produtividade e com menos riscos de agressão à natureza. Além disso, segundo ele, a implantação do curso é também uma ferramenta fundamental para geração de emprego e renda e para alavancar a economia regional com segurança.


Certo de que é uma medida importante ao projeto de desenvolvimento de toda região, e que atende diretamente o interesse público, materializado por variados pedidos das comunidades envolvidas, Adelino Follador disse que já teve uma primeira reunião com o diretor do Campus do Ifro/Ariquemes, professor Ênio Gomes, para falar da intenção da comunidade e pedir o apoio dele para este projeto. O deputado disse que o professor demonstrou interesse com a causa e prometeu somar forças para consecução do projeto de implantação do curso de mineração no âmbito da instituição federal de ensino.


Para justificar sua iniciativa, o deputado destacou a potencialidade mineral da região, de riqueza ainda não mensurada totalmente, e a falta de gente preparada e/ou especializada para seu estudo, gerência e gestão de lavra, o que só será possível com a abertura para o conhecimento que, neste momento, só o Ifro pode implementar.


Neste sentido o deputado disse que para atender à demanda por este tipo de curso, o Instituto Federal de Educação nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e da região do Triângulo Mineiro já implementaram o curso e já estão formando suas turmas em mineração, sem custos adicionais, eis que esses Institutos já dispõem da estrutura necessária para sua realização.


Adelino Follador disse ainda que por considerar importante, sob todos os aspectos para a região, encaminhou indicação ao senador Marcos Rogério (DEM), para que intervenha junto ao Ministério da Educação (MEC) a implantação do curso nas unidades do Ifro em Rondônia, especialmente em Ariquemes, região do Vale do Jamari, onde se encontram as principais áreas de minério do Estado.

 

Alinhado a um pensamento macro o deputado disse que a indústria extrativista mineral é base importante da economia local e estadual, e pode tornar-se ainda mais forte com o investimento neste curso. Ele lembrou que o subsolo do Vale do Jamari é rico em matéria prima das quais dependem a indústria agrícola, química, metalúrgica e da construção civil, com grande produção de minério de ferro, nióbio, ouro, cobre, entre outros, que dependem de profissionais nas áreas de conhecimento geológico dos jazimentos, da exploração, extração dos bens minerais existentes, com meios que privilegiem a racionalidade e amplie a produtividade.

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a