Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO deve implantar curso mineração para atender região do Vale do Jamari

Proposto pelo deputado Adelino Follador o curso deve ser implantado em Ariquemes


IFRO deve implantar curso mineração para atender região do Vale do Jamari - Gente de Opinião

Em defesa da implantação de um curso técnico em mineração para a região do Vale do Jamari, que tem vocação e que é rica em produção mineral, o deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta quinta-feira (25) em Ariquemes, que já tratou do assunto e que está oficializado um pedido com este objetivo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Segundo o parlamentar, como é de conhecimento geral, o Vale do Jamari é a região mais rica em minério no Estado de Rondônia, e a implantação de curso voltado para esta área atende a demanda por conhecimento que é fundamental para uma exploração racional de minérios, com maior e melhor produtividade e com menos riscos de agressão à natureza. Além disso, segundo ele, a implantação do curso é também uma ferramenta fundamental para geração de emprego e renda e para alavancar a economia regional com segurança.


Certo de que é uma medida importante ao projeto de desenvolvimento de toda região, e que atende diretamente o interesse público, materializado por variados pedidos das comunidades envolvidas, Adelino Follador disse que já teve uma primeira reunião com o diretor do Campus do Ifro/Ariquemes, professor Ênio Gomes, para falar da intenção da comunidade e pedir o apoio dele para este projeto. O deputado disse que o professor demonstrou interesse com a causa e prometeu somar forças para consecução do projeto de implantação do curso de mineração no âmbito da instituição federal de ensino.


Para justificar sua iniciativa, o deputado destacou a potencialidade mineral da região, de riqueza ainda não mensurada totalmente, e a falta de gente preparada e/ou especializada para seu estudo, gerência e gestão de lavra, o que só será possível com a abertura para o conhecimento que, neste momento, só o Ifro pode implementar.


Neste sentido o deputado disse que para atender à demanda por este tipo de curso, o Instituto Federal de Educação nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e da região do Triângulo Mineiro já implementaram o curso e já estão formando suas turmas em mineração, sem custos adicionais, eis que esses Institutos já dispõem da estrutura necessária para sua realização.


Adelino Follador disse ainda que por considerar importante, sob todos os aspectos para a região, encaminhou indicação ao senador Marcos Rogério (DEM), para que intervenha junto ao Ministério da Educação (MEC) a implantação do curso nas unidades do Ifro em Rondônia, especialmente em Ariquemes, região do Vale do Jamari, onde se encontram as principais áreas de minério do Estado.

 

Alinhado a um pensamento macro o deputado disse que a indústria extrativista mineral é base importante da economia local e estadual, e pode tornar-se ainda mais forte com o investimento neste curso. Ele lembrou que o subsolo do Vale do Jamari é rico em matéria prima das quais dependem a indústria agrícola, química, metalúrgica e da construção civil, com grande produção de minério de ferro, nióbio, ouro, cobre, entre outros, que dependem de profissionais nas áreas de conhecimento geológico dos jazimentos, da exploração, extração dos bens minerais existentes, com meios que privilegiem a racionalidade e amplie a produtividade.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)