Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO DE GUAJARÁ PROTESTA CONTRA PEC 241


 
Gente de Opinião
Alunos IFRO Guajará

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Câmpus de Guajará-Mirim, realizaram manifestação na manhã desta quinta-feira, 29, na rotatória das avenidas 15 de Novembro e Duque de Caxias, contra as medidas impostas pela Emenda Constitucional 241 (PEC).

Gente de Opinião
Alunos IFRO Gujará

A PEC 241, do governo golpista e ilegítimo, imporá retrocesso assustador aos direitos mínimos dos brasileiros, particularmente na educação. Estudos (Dieese) indicam que o temeroso, para nossa desgraça, autor do Projeto neoliberal excludente “Uma Ponte Para o Inferno”, investirá 47% a menos em educação, do total que se gasta atualmente.

A Proposta de Emenda Constitucional 241 deixa o ensino médio em estado vegetativo e a educação, como um todo, esquelética, faminta de filosofia, sociologia, educação física e artes, disciplinas essenciais para construção do ser pleno e crítico.
Gente de Opinião
Alunos IFRO Gujará

E o Presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, que compõem a quadrilha de solapadores, já mandou avisar: “Minha prioridade é a PEC 241 (leia-se ensino médio), Previdência só em 2017”. Neste contexto, o sucateamento da educação pública no Brasil são favas constadas e fatura liquidada.

Gente de Opinião
Alunos IFRO Guajará

Só há uma forma de reverter este quadro funesto da educação no governo do ilegítimo Temer Temeroso: professores, alunos, técnicos, pais e movimentos sociais, de forma geral, ocuparem as ruas, para frear tamanha barbaridade.

Felizmente, alunos e professores do IFRO de Guajará-Mirim já entenderem o recado: ruas ocupadas em defesa da educação.

Fonte: Ariel Argobe

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) enviaram recomendações conjuntas aos Conselhos Federais de P

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)