Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO amplia parceria com instituições canadenses


O Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, acompanhado da Pró-reitora de Extensão e Relações Internacionais, Marilise Esteves, participou em Montreal, no Canadá, de um encontro com instituições ligadas à educação. No encontro, uma terceira parceria com os colleges canadenses foi firmada. Com o objetivo de ampliar parcerias para cooperação técnica e intercâmbio de ensino-aprendizagem entre os dois países, o evento ocorreu entre os dias 14 e 18 de novembro e reuniu cerca de 19 reitores dos Institutos Federais, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A programação do encontro, atrelada ao Programa Ciência sem Fronteiras, priorizou temas como a pesquisa aplicada, organização/equiparação curricular e intercâmbio de ensino-aprendizagem, além de visitas às instalações de colleges canadenses, a exemplo do Parkland College, que oferece uma série de programas de treinamento nas áreas de negócios, educação, saúde, tecnologia, na área agrícola e profissionalizante. Para estabelecer a cooperação técnica, já está programada uma visita no primeiro semestre de 2012 de pesquisadores do Parkland aos campi do IFRO.

Para o Reitor, a viagem foi positiva, pois consolidou o compromisso com os projetos já em andamento, além de abrir novas oportunidades de cooperação em áreas tecnológicas. “Foi exitoso porque avançamos nas negociações”, ressalta Jimenez. Atualmente dois projetos estão sendo desenvolvidos em parcerias com os colleges canadenses Marie Victorin e New Brunswick: no Programa Mulheres Mil, que recebeu orientação e transferência tecnológica na área da moda e artesanato, e na Educação em Prisões.

No próximo ano, o IFRO realizará um seminário para aprofundar as experiências obtidas na educação em prisões com a presença do College Marie Victorin e dos Institutos Federais instalados nos Estados que possuem unidades de presidio federal. Atualmente, o Marie Victorin é o escritório da Unesco para fins de pesquisa aplicada em educação na área prisional.

Um dos maiores gargalos enfrentados pelos estudantes brasileiros na hora que decidem fazer um intercâmbio é com relação à fluência da língua estrangeira, tema discutido no encontro. De acordo com Jimenez, o CONIF pretende implantar em 2012 nos Institutos Federais um programa de ensino de línguas utilizando-se da modalidade EAD (Ensino A Distância). Além da questão do domínio da língua, os reitores também avaliaram outros pontos que muitas vezes interferem no intercâmbio, entre eles: diferenças na grade curricular dos dois países, certificação e aproveitamento de créditos, estágio no exterior e isenção de taxas escolares cobradas.

Histórico – Os primeiros entendimentos para acordos de cooperação técnica entre as instituições da Rede Federal e a ACCC foram realizados em 2010, com a visita de uma missão do CONIF ao Canadá. Em outubro do mesmo ano, o Rio de Janeiro sediou o I Encontro Brasil-Canadá, que reuniu 20 colleges, além das 42 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


Fonte> Ernani Baracho
 

Mais Sobre Educação

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esta será a 6ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31