Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Idep e Prefeitura de Pimenta Bueno reforçam cursos profissionalizantes à população


Representantes do Idep e autoridades de Pimenta Bueno, no lançamento dos cursos - Gente de Opinião
Representantes do Idep e autoridades de Pimenta Bueno, no lançamento dos cursos

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep e a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno lançaram na manhã da quinta-feira (9), um cronograma com 16 cursos profissionalizantes para atender ao Município.

Durante entrevista coletiva realizada no Centro Cultural Antônio Augusto Neves, o prefeito Arismar Araújo; a secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Cíntia Araújo; a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira; e a diretora pedagógica da instituição de ensino profissionalizante, Sylvana Ventura, apresentaram os cursos ofertados, além do período e locais das aulas.

O prefeito Araújo declarou que, a oferta de vários cursos gratuitos em Pimenta Bueno é um marco devido ao convênio firmado entre gestão Estadual e a Prefeitura.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de Pimenta Bueno, outras cidades serão contempladas com novos cursos pois a parceria com os municípios rondonienses integra o plano do Governo de Rondônia para fortalecer e ampliar a educação profissional.

“Rondônia tem um governo municipalista que investe em várias áreas, ouvindo as demandas de cada município para atender de forma assertiva aos anseios da população local”, destacou Marcos Rocha.

Em Pimenta Bueno serão realizados os seguintes cursos:

  • Atendimento ao Público;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças Pessoais;
  • Automaquiagem;
  • Maquiagem para Festas;
  • Artesanato com Biscuit;
  • Artesanato em Papel para Decoração;
  • Artesanato em Tecido – Fuxico;
  • Artesão de Biojoias;
  • Decoração com Balões;
  • Flores de Papel Gigante;
  • Brigadeiro Gourmet;
  • Pães Artesanais – Cupcakes;
  • Preparo de Caldos;
  • Hamburguer Artesanal.

Os cursos, conforme a secretária Cíntia Araújo, terão curta duração e vão acontecer em diversas regiões da cidade, com o objetivo de contemplar o maior número de cursistas . “Queremos beneficiar pessoas de todas as faixas etárias que estejam desempregadas ou trabalhando”, anunciou, informando que a programação começa na próxima semana e segue até o mês de  maio.

A presidente do Idep, Adir Josefa salientou que oportunizar ensino profissionalizante com cursos gratuitos de curta duração beneficia ao estudante e empresas que precisam de colaboradores capacitados. “A educação profissional abre portas para quem está iniciando a carreira e a quem precisa fazer uma reconversão, ou seja, reinventar- se para ocupar novos postos de trabalho”.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)