Sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 05h16

O evento reuniu renomados professores de xadrez do Brasil, Angola e Colômbia, que nos três dias objetivaram compartilhar experiências exitosas com xadrez escolar e de competição. Na oportunidade o professor Gualter Amélio socializou o trabalho desenvolvido desde 2002, com a Capacitação em Xadrez Pedagógico para Professores da rede Pública de Rondônia. Falou também das conquistas, desafios e perspectivas da Coordenação de Xadrez mediante a falta de políticas públicas voltadas para o xadrez na escola. Salientou a importância do evento idealizado pelo professor Cleiton Marino, que fez por merecer as reverencias de todos os participantes.
O I Congresso Internacional de Xadrez contou com uma programação diversificada para palestrantes, professores e alunos, com apresentações orais, pôsteres, treinamentos técnicos, simultâneas, atividades recreativas, passeios turísticos e ainda um torneio de xadrez para fechar com chave de ouro os dias que marcaram a história do xadrez no Brasil.
Teve como comissão científica as pesquisadoras Danielle Auriemo (DEF – UNESP/Rio Claro) e Jéssica dos Anjos Januário (EEFERP – USP/Ribeirão Preto).
Em Rondônia o professor Gualter Amélio vem tratando o tema como um apaixonado pela educação. “Todo esporte proporciona benefícios na escola, entretanto, a modalidade xadrez propicia qualidades importantes ao desenvolvimento dos alunos, por ser uma ferramenta de aprendizado completa, por desenvolver o sentido de cooperação ao analisar as partidas e os melhores lances, por trabalhar o equilíbrio emocional e ajudar no processo de construção do indivíduo”.
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), inicia nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o período de cadastramento de currículo

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)