Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020 - 13h19

O prefeito Hildon Chaves, apresentou nesta terça-feira (11), no Prédio do Relógio (sede do poder executivo), o novo modelo de gestão do transporte escolar terrestre da área rural.
Este novo modelo permite que os serviços sejam descentralizados, ou seja, vai evitar a burocracia nos processos de contratação e a superlotação de demandas na Secretaria de Educação (Semed), assim oferecendo a comunidade a liberdade de escolher os melhores profissionais para realizarem os serviços.
Para estruturar o novo modelo de transporte, o prefeito reuniu representantes dos Conselhos Escolares de 29 (vinte e nove) escolas municipais, com o intuito de apresentar a aquisição dos 146 (cento e quarenta e seis) ônibus 0 km que farão o trajeto escolar aos alunos da zona rural.
Durante toda esta terça-feira, os diretores e representantes dos conselhos municipais, também participarão de uma capacitação para que resolvam junto à comunidade os procedimentos de contratações dos monitores e motoristas dos ônibus, através de chamamento público de acordo com a lei.
De acordo com o prefeito Hildon Chaves, este novo modelo é uma revolução na educação da zona rural de Porto velho, que vinha passando por dificuldades desde as gestões anteriores.
“Hoje estamos descentralizando os serviços, para que o transporte rural não chegue em um novo colapso, agora a própria população realizará a fiscalização, os diretores, representantes dos conselhos, técnicos e os pais dos alunos, não tem como dar errado, também estamos oferecendo a capacitação dos diretores e membros dos conselhos para que eles contratem os motoristas e monitores da própria comunidade, este é um novo momento do transporte escolar na capital ”, disse o prefeito.
Com previsão de funcionamento em abril, os ônibus escolares já estão sendo fabricados, no momento estão sendo inspecionados pelo Imetro 62 ônibus adaptados 0 km, que tem previsão de chegar em Porto Velho até o final deste mês, já em março mais 55 ônibus devem chegar. Os ônibus têm capacidade de transportar 59 alunos em comparação com os antigos que não passava de 40 alunos.
O superintendente da Controladoria Regional da União, Miguel Maurício, esteve presente durante o evento e enfatizou a importância desta mudança no transporte educacional do município.
“Este problema já vem se arrastando por muitos anos, antes da gestão do prefeito Hildon, eu vim da agricultura e conheço a realidade dos distritos e sei o desafio que é, vamos encarar isso com responsabilidade e maturidade e que seja realmente um marco na história da educação em Porto Velho”, disse o superintendente.
Representando o Ministério Público do Estado de Rondônia, o promotor de educação Alexandre Santiago, explanou que este é uma nova etapa do transporte coletivo e agradeceu ao prefeito por sempre informar ao MPRO sobre as decisões, assim contribuindo para a fiscalização junto ao órgão.
“A educação não é algo que se deva totalmente ao governo, é algo muito maior e que envolve todo mundo, hoje estamos encerrando uma página difícil para todos nós, vamos confiar que estamos iniciando uma nova etapa do transporte escolar, agradeço o convite para o conhecimento e informação para as fiscalizações de todas as partes”, pontuou o promotor.
Também estiveram presentes o secretário de educação, Márcio Felix, sua secretária-adjunta, Gláucia Negreiros, o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho Edwilson Negreiros (PSB), a superintendente de gestão dos gastos públicos, Valéria Jovânia, e a ouvidora geral do município Luciane Szymczak, entre outros.
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)