Porto Velho (RO) sábado, 4 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

Hildon Chaves apresenta nova gestão do transporte escolar da Zona Rural

Prefeito ofereceu capacitação aos diretores das escolas e representantes dos conselhos


Hildon Chaves apresenta nova gestão do transporte escolar da Zona Rural - Gente de Opinião

O prefeito Hildon Chaves, apresentou nesta terça-feira (11), no Prédio do Relógio (sede do poder executivo), o novo modelo de gestão do transporte escolar terrestre da área rural.

Este novo modelo permite que os serviços sejam descentralizados, ou seja, vai evitar a burocracia nos processos de contratação e a superlotação de demandas na Secretaria de Educação (Semed), assim oferecendo a comunidade a liberdade de escolher os melhores profissionais para realizarem os serviços.

Para estruturar o novo modelo de transporte, o prefeito reuniu representantes dos Conselhos Escolares de 29 (vinte e nove) escolas municipais, com o intuito de apresentar a aquisição dos 146 (cento e quarenta e seis) ônibus 0 km que farão o trajeto escolar aos alunos da zona rural.

Durante toda esta terça-feira, os diretores e representantes dos conselhos municipais, também participarão de uma capacitação para que resolvam junto à comunidade os procedimentos de contratações dos monitores e motoristas dos ônibus, através de chamamento público de acordo com a lei.

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, este novo modelo é uma revolução na educação da zona rural de Porto velho, que vinha passando por dificuldades desde as gestões anteriores.

“Hoje estamos descentralizando os serviços, para que o transporte rural não chegue em um novo colapso, agora a própria população realizará a fiscalização, os diretores, representantes dos conselhos, técnicos e os pais dos alunos, não tem como dar errado, também estamos oferecendo a capacitação dos diretores e membros dos conselhos para que eles contratem os motoristas e monitores da própria comunidade, este é um novo momento do transporte escolar na capital ”, disse o prefeito.

Com previsão de funcionamento em abril, os ônibus escolares já estão sendo fabricados, no momento estão sendo inspecionados pelo Imetro 62 ônibus adaptados 0 km, que tem previsão de chegar em Porto Velho até o final deste mês, já em março mais 55 ônibus devem chegar. Os ônibus têm capacidade de transportar 59 alunos em comparação com os antigos que não passava de 40 alunos.

O superintendente da Controladoria Regional da União, Miguel Maurício, esteve presente durante o evento e enfatizou a importância desta mudança no transporte educacional do município.

“Este problema já vem se arrastando por muitos anos, antes da gestão do prefeito Hildon, eu vim da agricultura e conheço a realidade dos distritos e sei o desafio que é, vamos encarar isso com responsabilidade e maturidade e que seja realmente um marco na história da educação em Porto Velho”, disse o superintendente.

Representando o Ministério Público do Estado de Rondônia, o promotor de educação Alexandre Santiago, explanou que este é uma nova etapa do transporte coletivo e agradeceu ao prefeito por sempre informar ao MPRO sobre as decisões, assim contribuindo para a fiscalização junto ao órgão.

“A educação não é algo que se deva totalmente ao governo, é algo muito maior e que envolve todo mundo, hoje estamos encerrando uma página difícil para todos nós, vamos confiar que estamos iniciando uma nova etapa do transporte escolar, agradeço o convite para o conhecimento e informação para as fiscalizações de todas as partes”, pontuou o promotor.

Também estiveram presentes o secretário de educação, Márcio Felix, sua secretária-adjunta, Gláucia Negreiros, o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho Edwilson Negreiros (PSB), a superintendente de gestão dos gastos públicos, Valéria Jovânia, e a ouvidora geral do município Luciane Szymczak, entre outros.

Mais Sobre Educação

Senac Recomenda, você aprende ainda mais

Senac Recomenda, você aprende ainda mais

Quer usar vídeos no YouTube para estudar, mas fica perdido no meio de tanto conteúdo e não sabe nem por onde começar? Siga o que o Senac recomenda p

Ancar: qualificação de colaboradores ganha força durante pandemia

Ancar: qualificação de colaboradores ganha força durante pandemia

A Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping center do Brasil, apostou na Universidade Ancar Ivanhoe neste momento de isolamento social e adi

Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo

Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Associativismo lançado pelo Centro de Estudos Rioterra e aberto a comunidade em geral. Cem por cento on

Inscrições para os cursos do Programa Novos Caminhos são prorrogadas até o dia 30 de junho

Inscrições para os cursos do Programa Novos Caminhos são prorrogadas até o dia 30 de junho

O prazo de inscrições para os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Novos Caminhos foi prorrogado até o dia 30 de jun